Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de outubro de 2014

VAMOS MELHORAR O SANEAMENTO BÁSICO PARA OS "BARRIGAS-VERDE" DE SANTA CATARINA?


86% dos catarinenses não têm acesso à rede de esgoto
Números foram divulgados em evento da FIESC para debater os problemas do saneamento básico no Estado


Santa Catarina tem apenas 14% da população com acesso à uma rede de esgoto, um dos quatro fatores definidos como saneamento básico. Entre os municípios em que a questão é administrada pela Casan, há uma leve melhora, 18%, o que não tira o Estado da parte de baixo da tabela.

— O dado que mais choca, em toda apresentação que eu levo, é o número de Santa Catarina. Ninguém acredita que o Estado tem esse percentual assim tão baixo. Infelizmente, está entre os piores — conta Édison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, entidade que atua na promoção do tema saneamento básico como política pública.

Os dados foram apresentados no lançamento do Plano Sustentabilidade para a Competitividade da Indústria Catarinense, realizado pela Fiesc, em palestras na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina, em Florianópolis. A entidade busca mostrar a necessidade de investimentos na área.

Leia também:
>> Fiscalização no bairro Ingleses, em Florianópolis, identifica irregularidades no esgoto de 80% dos imóveis

A cobertura da coleta e tratamento é mínima no Estado. Só 47 municípios, dos 295 catarinenses, têm acesso a uma rede de esgoto, de acordo com os últimos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), de 2012. Isso representa apenas 16% das cidades.

— Um dos nossos desafios é o licenciamento ambiental dos projetos. E aí nisso as exigências são muito grandes. Implicam até em alteração em um projeto que às vezes já está pronto e habilitado para licitar — disse o gerente de construção da Casan, Fábio Krieger.

Dentre os administrados pela Casan, Florianópolis, a Capital do Estado, é a melhor cidade em cobertura de esgoto em Santa Catarina com 53% da população atendida. Com os investimentos previstos atualamente, que somam R$ 400 milhões, a proposta é ampliar essa cobertura para 75% da população da cidade até 2017.

A piores, são as 248 que não tem nem um metro de rede para coleta de esgoto. É nesses municípios e na cobertura que ainda falta entre as cidades maiores que reside a imensa maioria dos catarinenses.

Apenas 914 mil catarinenses direcionam seu esgoto para uma rede coletora, seja porque não tem acesso ou porque não fizeram a conexão. Isso representa 14% da população estimada de Santa Catarina para o mesmo ano da coleta das informações pelo Ministério das Cidades.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/emcimadahora/site/?p=noticias_ver&id=5642

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br