Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2008

HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE FICA PARA 2009

Porque construir novas e bilionárias hidrelétricas numa região de ecossistema delicado como a Amazônia quando o Brasil desperdiça centenas de megawatts todo ano em linhas de transmissão obsoletas e usinas antigas?

Leilão da usina de Belo Monte fica para 2009
AE - Agencia Estado
13/08/2008

SÃO PAULO - Definidos os rumos do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira e da usina nuclear de Angra 3, o próximo grande desafio do Brasil será tirar do papel o polêmico projeto de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará.

Idealizada há 33 anos, a usina de 11 mil megawatts (MW) - quase uma Itaipu - é a grande aposta do governo federal para dar continuidade à expansão do parque gerador brasileiro e garantir o abastecimento do País sem problemas nos próximos anos.

Pelo planejamento do governo, em 2020 a usina sozinha deverá ser responsável por 6,4% do fornecimento nacional. A expectativa é que Belo Monte seja leiloada em setembro de 2009, já com a licença prévia liberada, destaca o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim.

Mas não será uma tarefa fácil cumprir esse cronograma. O projeto, elaborado pela Eletronorte (subsidiária da Eletrobrás), sempre foi marcado por manifestações contrárias de índios, ribeirinhos, ambientalistas e celebridades nacionais e internacionais, como o cantor Sting.

Ataque de indio a funcionário da Eletrobrás

Recentemente, um engenheiro da Eletrobrás foi agredido por índios durante uma palestra aos moradores da região de Altamira, no Pará. De acordo com ambientalistas, além de alagar terras indígenas, o empreendimento provocaria um aumento incontrolável de população na região e seria responsável por danos irreversíveis à Amazônia.

Para reduzir os impactos ambientais, a estatal Eletronorte fez várias alterações no projeto e conseguiu reduzir de 1.200 quilômetros quadrados (Km²) para 440 Km² a área alagada, sendo 200 Km² da própria calha do rio durante a cheia.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br