Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de agosto de 2008

ESGOTO SEM TRATAMENTO NAS LAGOAS E OCEANO PREJUDICA OLIMPIADA NO RIO

Foto Mário Moscatelli - biologo.com.br Lagoa da tijuca, transformada num valão de esgoto cercado por ilhas de lama e lixo

Poluição prejudica o Rio na disputa para ser sede das Olimpíadas, alerta ministério

Vladimir Platonow
da Agência Brasil 12-08-2008
“Se nós não mostrarmos que temos condições de ter a Baía de Guanabara e as lagoas de Jacarepaguá despoluídas e qualidade do ar adequada, dificilmente nós vamos conseguir nos classificar para termos essas Olimpíadas aqui”, assinalou Marilene Ramos, SMA do RJ.

Rio de Janeiro - A chance do Brasil sediar as Olimpíadas de 2016 pode ir por água abaixo se o Rio de Janeiro não melhorar os índices de poluição, principalmente quanto ao esgoto que é lançado sem tratamento nas lagoas e no oceano.
O alerta foi feito hoje (8) pela secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira.

Ela participou de um encontro para debater os impactos que as mudanças climáticas podem trazer à cidade.Izabella também chamou atenção para a poluição causada pelos automóveis, que podem deixar o ar da cidade esfumaçado, parecido como o de Pequim, onde se realizam os Jogos Olímpicos.

“Um dos capítulos obrigatórios pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) é a questão ambiental. Hoje, isso é uma variável decisiva, que está no centro das decisões de qualquer iniciativa global. O Rio de Janeiro tem uma beleza natural, que é um valor ambiental fantástico, mas também tem um grande desafio, que é resolver a questão do saneamento”, disse a secretária-executiva do MMA.
Para ela, o problema ambiental também está relacionado ao sistema de transportes na cidade, baseado no uso de veículos movidos à derivados de petróleo, com uma frota de automóveis crescente. “A cidade do Rio tem que caminhar na direção dos transportes coletivos, principalmente o metrô”, sentenciou Izabella.
Foto Mário Moscatelli - biologo.com.br
Detalhe do estado da degradação da Baía de Guanabara
A secretária de Ambiente do Rio, Marilene Ramos, também alertou sobre a gravidade do problema, pois o Brasil compete com outros países para trazer as Olimpíadas e problemas ambientais podem tirar pontos decisivos na disputa.
“Uma das questões que nós vamos enfocar no plano que apresentaremos no caderno de encargos em fevereiro do próximo ano é o enfrentamento das questões ambientais aqui no estado.

Estamos trabalhando fortemente na construção de um pacto pelo saneamento e num plano de enfrentamento de mudanças climáticas para definir o que vamos fazer até 2016 para receber esses atletas com um estado ambientalmente melhor”, disse a secretária.

“Se nós não mostrarmos que temos condições de ter a Baía de Guanabara e as lagoas de Jacarepaguá despoluídas e qualidade do ar adequada, dificilmente nós vamos conseguir nos classificar para termos essas Olimpíadas aqui”, assinalou Marilene.
O Brasil já concorreu duas vezes para sediar as Olimpíadas, em 2004 e 2012, e foram justamente os problemas ambientais que ajudaram a tirar pontos do país. Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br