Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de agosto de 2008

PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS (P1+2) - MÉDIO SÃO FRANCISCO


Pedreiros aprendem a construir barragem subterrânea

Lívia Bacelete*

O município de Pedras de Maria da Cruz terá sua primeira barragem subterrânea.
É o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação do Semi-Árido, que realiza a oficina de barragem subterrânea na comunidade de Lagoinha, no município que faz parte da Bacia do Médio São Francisco, Norte de Minas.

A oficina teve início no dia 29 de julho e tem previsão de término para o dia 13 de agosto, com a construção de uma barragem subterrânea no local. A oficina é realizada pela Cáritas Regional Minas Gerais, uma das Unidades Gestoras Territoriais (UGTs) do Programa no estado, e é assessorada pelo instrutor José Felipe, da ONG Caatinga, de Pernambuco.

Participam dez pedreiros dos municípios de Porteirinha, São João das Missões, Januária, Pedras de Maria da Cruz. Eles serão responsáveis pela construção desta tecnologia nas comunidades da região atendidas pelo P1+2, a partir do mês de agosto.

O que é Barragem subterrânea?

Tecnologia de armazenamento da água de chuva que se infiltra no subsolo, através de uma vala cavada, até a camada impermeável do solo. O barramento formado é revestido por uma lona plástica com cimento e coberto por terra. A lona impede que a água escoe e torna aquela área úmida, permitindo que a família plante durante o ano inteiro.

A água armazenada no solo encharcado garante autonomia da família na produção dos alimentos para consumo, permite a criação de um número maior de animais e diminui a dependência de insumos externos.

O Programa P1+2 é desenvolvido pela ASA em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Para a fase piloto, que terá duração de um ano, o Programa prevê a construção de 1.497 tecnologias, sendo 1.146 cisternas calçadão, 143 barragens subterrâneas e 208 tanques de pedra, beneficiando 3.369 famílias agricultoras.

Em Minas Gerais, o P1+2 está sendo desenvolvido pelo STR de Porteirinha e pela Cáritas Regional Minas Gerais. As tecnologias construídas no estado vão atender 270 famílias.
*Comunicadora Popular da Cáritas Regional Minas Gerais
POESIA
“Todos nós agricultor, na agricultura familiar,
temos um grande desafio, eu mesmo posso provar.
Sem água para produção, não se pode nem plantar.
Agricultura familiar é mais que o milho e o feijão.
Quando planta, falta chuva na saída do pendão.
E aí? O que se faz sem água para produção?
A barragem subterrânea á uma das solução.
Com sua água escondida, diminui a evaporação.
Ainda com pouca chuva, tem água para produção”.

Antônio Borges, Soledade (PB)
Saiba Mais sobre o (P1+2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br