Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de agosto de 2008

VAMOS SALVAR O RIO BARRA MANSA?

Foto: Lara Guimarães Rio Barra Mansa - RJ - Lixo e mato: rio morre a cada dia que passa

Rio Barra Mansa agoniza

Nas margens do rio estão móveis, sacolas de lixo, garrafas pet e até animais mortos

BARRA MANSA - O rio que dá nome ao município e que passa pelo bairro Boa Sorte tem agonizado. São móveis, sacolas de lixo, garrafas pet e até animais mortos jogados no local. Segundo moradores da Rua Prefeito Leonísio Sócrates, a principal do bairro, há a necessidade constante de limpeza no local.
A pensionista Maria da Penha Nunes, 64 anos, moradora das margens do rio, fala que o cheiro exalado pelo rio é horrível. “A água é preta; o rio não tem mais vida, minha casa tem que ficar o tempo todo fechada para esse cheiro não nos incomodar mais ainda; fora a nuvem de pernilongos que existe no local por causa do mato muito alto e pela sujeira”, explica Maria.
Ela conta que do lado de sua casa existe um terreno vago onde moradores de outras ruas vão para descartar o lixo. “É um verdadeiro absurdo, pessoas de outras ruas, e até mesmo dessa, vem até aqui para jogar as sacolas. Mas nós que moramos próximos à margem somos os mais prejudicados.
É o cheiro, é o lixo, são os animais que nos incomodam, enquanto essas pessoas estão longe de todos esses problemas”, desabafa a moradora, falando que já informou a prefeitura sobre o problema, mas nada foi feito.
A dona-de-casa Emile Magalhães, 30 anos, fala que falta um pouco de educação aos moradores do bairro. Segundo ela, o lixeiro passa todos os dias pelo bairro, não tendo a necessidade de jogar o lixo no rio. “A maioria das pessoas que jogam lixo aqui são de outras ruas, mas muita gente dessa rua joga lixo, daí quando tiver uma enchente eles mesmos serão os prejudicados”, analisa a moradora.
Ela lembra que há um tempo o rio foi limpo, mas a limpeza não durou muito tempo. “Após o serviço terminado o rio ficou até bonito, senão fosse pelas águas escuras. Mas depois de poucos meses já estava tudo cheio de lixo e mato novamente. Infelizmente falta consciência no povo; aos poucos estão matando o rio”, lamenta Emile.

PREFEITURA
A Assessoria de Imprensa da prefeitura foi procurada e informou que a dragagem do Rio Barra Mansa foi realizada ao longo de 2007 e no início deste ano, no trecho que vai da Rua Vicente de Paula, no bairro Santa Clara, até a divisa dos bairros Nova Esperança e São Luiz.
A Coordenadoria de Meio Ambiente ainda informa que a equipe do projeto Mãos à Obra iniciou ontem os serviços de limpeza, capina, roçada e retirada de resíduos sólidos na foz do Rio Barra Mansa, próximo ao Fórum. Os trabalhos seguem por todo o trecho urbano do rio, que tem cerca de seis quilômetros, passando pelos bairros Eduardo Junqueira, Piteiras, Boa Sorte, São Luiz, Nova Esperança, Santa Clara, Jardim Primavera e Jardim Marajoara. O serviço está previsto para terminar em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br