Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de agosto de 2008

MUITO GRAVE: PARECER DO IBAMA CONTRA USINA É IGNORADO

Rio Madeira em Porto Velho - RO Esta foto foi tirada em um passeio de barco pelo Rio Madeira (Porto Velho, RO). Ao fundo, a Cachoeira de Santo Antônio que irá desaparecer com a construção da Hidrelétrica de Santo Antônio.
Parecer contrário do Ibama para Santo Antônio é ignorado

Da Folha Online - 22/08/2008
O governo atropelou um parecer da equipe técnica do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ao autorizar o início das obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio -a primeira do complexo do rio Madeira, em Rondônia.

O órgão era contrário à liberação das obras, informou Marta Salomon na edição de hoje da Folha.
O parecer de 146 páginas, ao qual a Folha teve acesso, datado de 8 de agosto, recomenda expressamente a não-concessão da licença de instalação para a usina.

Os técnicos ponderam que os senões "podem não configurar impeditivos graves à emissão da licença", mas advertem que as recomendações "são numerosas e expõem uma certa insipiência do projeto básico ambiental frente ao conjunto de impactos levantados."

No mesmo dia em que o parecer foi encaminhado à coordenação de licenciamento de energia hidrelétrica, uma sexta-feira, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) chegou a convocar entrevista para o anúncio da licença. O anúncio acabou adiado para segunda-feira seguinte porque faltava uma autorização da ANA (Agência Nacional de Águas).
A Cachoeira do Teotônio, que será submersa caso se construam as usinas de Jirau e Santo Antônio no rio Madeira

Procurado ontem pela Folha, o presidente do Ibama, Messias Franco, disse desconhecer o parecer técnico: "Eu sabia que havia pedaços de questionamentos, mas há uma quantidade enorme de processos, é muita coisa".

Entre os problemas apontados pelos técnicos, está a não-apresentação de projeto de centro de reprodução de peixes, assim como de um segundo canal às margens do Madeira para garantir a reprodução de bagres.

1. Ibama faz 40 novas exigências para licença de Santo Antônio - LEIA MAIS

2. "Licença bem dada"
Começa, até o fim deste mês, o licenciamento para a instalação do complexo hidrelétrico do Rio Madeira (usinas Santo Antonio e Jirau,) em Rondônia. Essa foi a declaração feita ontem (10) pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, durante um evento que aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
O ministro afirmou que tem negociado principalmente com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a liberação de licenças ambientais em troca de mais reservas ambientais e outros benefícios para o meio ambiente. "Estamos na expectativa de licenciar pelo menos Santo Antonio até junho.
Não terei vergonha de assinar uma licença bem dada", revelou, salientando que as hidrelétricas evitam o uso de energia suja. Leia aqui a matéria toda. Fonte: Amazonia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br