Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de agosto de 2008

ABES-RS OFERECE LIVRO GRÁTIS SOBRE SANEAMENTO


ABES-RS lança livro sobre Como tratar Lodos e Odores na área de Saneamento

Água Online - Cecy Oliveira*
28/08/08


A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental (ABES-RS) lançou na abertura III Seminário Sul-Brasileiro de Saneamento Ambiental a realizar-se no dia 27 de agosto às 19h30min no Salão Itapema - Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o livro Inovações Tecnológicas no Saneamento - Lodos e Odores.

A obra, conforme explica a engenheira química Maria Lúcia Coelho, da Diretoria da ABES-RS, relata as mudanças e a nova realidade do setor quanto ao assunto; a importância do tratamento do lodo de ETA e ETE; as experiências e as soluções adotadas no tratamento do lodo e para os problemas de odores no tratamento dos esgotos. E acrescenta que a demanda por soluções nestas questões avança à medida que aumenta a necessidade de ampliação dos sistemas de tratamento de esgoto e água para atendimento das Metas do Milênio e melhoria nos indicadores de saúde, saneamento e meio ambiente do país.

O presidente da ABES-RS, Geraldo Leal, destaca que com esta publicação, registrando a troca de informações entre especialistas de várias partes do país – com dificuldades semelhantes no enfrentamento das soluções – a entidade busca consolidar seu papel como espaço de divulgação e informação à sociedade.

Dividido em oito capítulos o livro, elaborado por uma comissão formada pelas jornalistas Cecy Oliveira e Gilmara Gil com a assessoria técnica das engenheiras Deisy Maria de Andrade Batista e Maria Lúcia Coelho da Silva, aborda os seguintes temas:
1. A Questão dos Lodos e Odores no Tratamento da Água e do Esgoto;
2. Lodos de ETAs e ETEs – Visão geral, importância do tratamento, minimização e disposição adequada;
3. Experiências com tratamento de lodo de ETAs e ETEs: as soluções adotadas no Brasil – cases, produtos e serviços;
4. Tratamento Combinado de Lixiviados de Aterros Sanitários em ETEs;
5. O Panorama da Pesquisa de Saneamento no Brasil: As Soluções para o Lodo e Odor;
6. Soluções para os problemas de Odores - Experiências do Brasil;
7. Legislação e Fiscalização: Conflitos e Soluções -
8. Relato de Casos.
A publicação está sendo distribuída gratuitamente pela ABES-RS. Solicite o seu exemplar:abes-rs@abes-rs.org.br.

Cecy Oliveira - cecyoliveira@aguaonline.com.br http://www.aguaonline.com.br/ - Tel 51.3338.8242 Avenida João Obino, 383/301 - Porto Alegre - RS - 90470-150.
Dia Mundial da Água 2008 - Esgoto é o tema do momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br