Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de agosto de 2008

SEMANA DA ÁGUA E SOCIEDADE NA EXPO ZARAGOSA 2008

Semana Agua e Sociedade na Expo 2008‏

Quem quiser mais informações sobre o que está acontecendo na ExposiçãoInternacional Saragoça 2008, na Espanha, cujo tema é Água e MeioAmbiente, deve ficar atento ao http://www.brasilnaexpo2008.com.br./
Esse website informa não somente sobre as atividades que o país estárealizando, mas também o que outros países estão trazendo para a Expo.
O diretor do Escritório da Década Água para a Vida das Nações Unidas, com sede em Saragoça desde o ano passado, Sr. CarlosFernández-Jáuregui, enfatizou em um dos muitos lançamentos de material didático para escolas que se realizaram no pavilhão das NaçõesUnidas-Água, a importância de eventos como a Expo 2008, para capilarizar as informações de água até a população em geral, famílias de férias, muitas crianças e adolescentes, que entram em contato, em cada pavilhão, com formas diferentes de cuidar da água, com conflitos diferentes relacionados a seu uso e com soluções criativas para cadasituação.
Informações sobre a UN-Water, inclusive o grupo de agências envolvidas, podem ser vistas no http://www.un.org/waterforlifedecade/ou diretamente no site http://www.un.org/waterforlifedecade/faqs.html#4.
No evento, que está caminhando a passos largos para os 3 milhões de visitantes, o componente técnico-político-científico é a Tribuna da Água.
São em média 100 pessoas por dia, profissionais de diversos países e formação, discutindo temas relacionados com a água.Tudo é gravado e informam os organizadores que farão uma síntese dos debates, registrando as tendências e perspectivas apresentadas na Carta de Zaragoza (como escrevem em espanhol o nome da cidade).
Nos horários em que não estão sendo realizados debates, o espaço se converte em uma sala de cinema, que atrai turistas para assistir vídeos relacionados à água.
O Brasil apresentará nesse espaço, filmes do Expedições (Paula Saldanha e Hugo Werneck), do Ministério da Ciência e Tecnologia (sobre o projeto LBA) e do Ministério da Educação(MEC). Informações sobre a Tribuna da Água estão no www.expo2008.es.
Como um evento paralelo da Tribuna da Água, o MEC lançou no dia 5 oconvite para a ConferênciaInternacional Infanto-Juvenil de Meio Ambiente, no Brasil, em 2010.
Mostrou a proposta de organização, com comissões nacionais que organizam a participação usando ou reeditando a metodologia usada pelo Brasil em suas Conferências Nacionais (Passo-a-Passo).
Essa proposta foi muito debatida, na tentativa de encontrar uma forma em que não haja exclusão da sociedade civil e predomínio dos governos, em um tema onde os protagonistas devem ser os jovens.
Vejam a repercussão do evento emhttp://www.soitu.es/soitu/2008/08/05/info/1217954833_155908.html e encontrem informações sobre a proposta no website do Brasil na Expo.
Finalmente, é importante destacar que nos dias 11 a 13 de agosto, haverá uma semana temática dedicada ao Brasil. Além dos debates, o estande brasileiro vem sendo visitado numa média de 5 mil pessoas por dia, que encontram informações sobre as Regiões Hidrográficas brasileiras, em particular as bacias hidrográficas que têm características de integração, seja nacional, como a do São Francisco, ou internacional, como as Amazônica e do Prata.
O estande também pode ser visitado por vocês no website citado anteriormente.
Saudações.
Maria do Carmo Zinato
Comissariado do Brasil na Expo 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br