Agricultores de Rolândia recuperam bacia do Ema
AguaOnline - 11/08/2008
Num trabalho conjunto entre Sanepar e Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de recuperação da bacia do Ribeirão Ema, em Rolândia, 45 produtores rurais assinaram um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) para o plantio de mata ciliar.
Desta forma, cada agricultor compromete-se a efetuar o plantio de árvores em sua propriedade, às margens do ribeirão, num prazo de 180 dias, prorrogáveis por mais 90.
O documento é assinado entre o agricultor e o IAP. A partir da próxima semana, uma empresa contratada pela Sanepar começa a fazer a medição da área que deve ser destinada ao plantio das árvores. A estimativa é que, em 40 dias, todas as 83 propriedades que margeiam os 30,6 km de extensão do Ribeirão Ema sejam demarcadas. Naquelas em que há atividade pecuária, os produtores devem cercar a Área de Preservação Permanente (APP) – como é chamada a faixa de mata ciliar.
A recuperação da bacia do Ema foi priorizada em Rolândia porque o ribeirão é o principal manancial de abastecimento do município. Segundo o coordenador regional de Meio Ambiente da Sanepar, Maurílio Tedardi, existe um avançado processo de erosão na área, que compromete o abastecimento da cidade em dias de chuva. “É fundamental que os agricultores façam a sua parte para a preservação do Ema”, diz.
O agricultor Vicente Michels, que cuida da propriedade de 15 alqueires do filho, às margens do Ema, conta que a área já tem mata ciliar. “Essa obrigatoriedade é muito positiva. Se for preciso, é melhor plantar mais do que menos.
Ninguém pode perder tempo.
Temos que plantar urgentemente porque as águas estão secando e não tem mais mata”, diz. Na opinião de Leila Villanueva, que tem gado em cinco alqueires, é formidável essa exigência do TAC. “Tenho uma parte de vegetação na beira do Córrego Nhanduti, afluente do Ema, mas agora vou cercar. Temos que fazer isso porque é o futuro do nosso Planeta que está em jogo. A situação está grave não só em Rolândia ou no Brasil, mas no mundo todo”. Fonte: Revista Aguaonline
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br