Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de agosto de 2008

ROMARIA DAS ÁGUAS NO RIO DOS SINOS - RS

Rio dos Sinos - RS Romaria das Águas ensina sobre mata ciliar e biodiversidade
Uma peregrinação, com saída às 11h de domingo da ponte do Rio dos Sinos, na comunidade do Fraga, município de Caraá, dará início à 15ª edição da Romaria das Águas.
No Vale do Sinos, o tema do encontro será a mata ciliar e a biodiversidade.
A caminhada cruzará 13 municípios. O encerramento da romaria, em 12 de outubro, coincidirá com a Festa de Nossa Senhora Aparecida, junto à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.

A cerimônia em Caraá é coordenada pelo Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá). Integrante do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o instituto e demais organizações irão retirar uma amostra das águas da nascente do rio, que será guardada.

No dia 17, haverá uma coleta junto à cabeceira do rio Padilha, também formador do Sinos, em São Francisco de Paula.
No dia 20, em Santo Antônio da Patrulha, as águas das duas nascentes serão juntadas em outra cerimônia. A partir de então, o frasco com a mistura será objeto das demais 11 etapas da peregrinação por Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Parobé, Sapiranga, Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha, Sapucaia, Esteio e Canoas.

As águas das nascentes do Rio dos Sinos e de outras bacias hidrográficas que formam a Região Hidrográfica do Guaíba serão abençoadas e lançadas no Guaíba. O ato simboliza a união no manancial hídrico para onde todos os rios da região escoam, além do compromisso e esperança em sua recuperação.

Em 2006, o Rio dos Sinos sofreu um dos maiores desastres ambientais do Brasil, resultando na morte de 84 toneladas de peixes com o despejo de resíduos industriais.
Fonte: (Correio do Povo, 31/07/2008)


Foto Bruna Marchioro - Álbum Nature
INÍCIO DA ROMARIA
A peregrinação pelos rios nasceu por iniciativa do irmão marista Antônio Cechin, que trabalhava junto às comunidades da Ilha da Pintada, em Porto Alegre. A idéia nasceu com a procissão fluvial da festa de Nossa Senhora Aparecida de 1994.

Na Bacia do Sinos, o envolvimento teve início pelo empenho de organizações não-governamentais (ONGs) ambientalistas, como o Movimento Roessler para Defesa Ambiental e a União Protetora do Ambiente Natural (UPAN). A iniciativa ganhou força com a participação das escolas-pólo de educação ambiental do Projeto Peixe Dourado, mantido pelo Comitesinos e pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Iniciativa, aliás que hoje está tento continuidade no Projeto Dourado (encurtou o nome e agora está formando multiplicadores também para o monitoramento dos rios).

TEMA DE 2008
Já o tema deste ano, A Mata Ciliar e a Biodiversidade, veio dos resultados do Projeto de Identificação dos Pontos de Impacto da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos – Retirada e Devolução de Água (Monalisa).

O Projeto Monalisa (também do Comitesinos e Unisinos) mapeou os impactos ambientais em mais de 2,3 mil quilômetros de córregos, arroios e rios da região. E foi justamente a destruição da mata ciliar um dos maiores problemas apontados nas mais de 8 mil fichas produzidas nas saídas de campo pela região. SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br