Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de agosto de 2008

MINISTRO DO STJ ANALISA RECURSO CONTRA USINA MAUÁ (PR)

Rio Tibagi - Paraná - Foto Célio Luiz Campanha contra a construção de hidrelétrica no Paraná

26/08/08
Sabemos dos graves e irreversíveis impactos ao Meio Ambiente, ao Povo Kaingang, aos riberinhos e à contaminação da água de mais de 40 municípios, incluindo Londrina, com metais pesados, como o chumbo e outros que prejudicará uma grande população, caso o governo dê continuidade em construir a Usina Hidrelétrica Mauá, no Rio Tibagi, entre os municípios de Ortigueira e Telêmaco Borba.

Mesmo que depois o governo seja punido por este crime ambiental, cultural e social, os impactos serão irreversíveis; portanto, o momento de frear este, que consideramos um dos maiores crimes ambientais da história do Paraná, É AGORA!
A instalação da UHE Mauá pode ser paralisada novamente.

Desta vez, pelo Ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STJ), que está neste momento com o recurso da Frente de Proteção do Rio Tibagi em suas mãos para despacho (Suspensão de Segurança nº 1863 PR).

Conclamamos a todos que enviem mensagens para o gabinete da Vice-presidência do STJ manifestando seu apoio à paralisação das obras da UHE Mauá até que haja o integral cumprimento da Política Nacional da Biodiversidade, com a conseqüente realização da Avaliação Ambiental Integrada de toda a bacia do Tibagi, bem como haja a discussão dos seus resultados com a população ameaçada diretamente pela usina hidrelétrica: pescadores, pequenos produtores rurais, índios kaingang e guarani, que até agora têm sido olimpicamente ignorados pelas autoridades.

Esta pode ser a última chance de salvar a área de megabiodiversidade de Telêmaco Borba, bem como pode ser a última chance de evitar a contaminação irreversível da água que abastece a região de Londrina pelas minas de carvão.
O endereço eletrônico do gabinete da Vice-presidência é: vice.presidencia@stj.gov.br

Envie sua carta e também divulgue esta luta.
Fonte: (Por Jorge Tarachuque, C.SS.R *, Adital, 26/08/2008)* Redentorista

Saiba Mais sobre a Usina Mauá no Rio Tibagi - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br