Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de agosto de 2008

ÍNDIOS MACUXIS QUEREM O LAGO CARACARANÃ NA RESERVA DA RAPOSA SERRA DO SOL

Lago Caracaranã no Parque Nacional Monte Roraima - Foto: Cinara Aráujo Índios querem domínio sobre lago mesmo que percam a Raposa Serra do Sol

Karina Cardoso - Agência Brasil

Boa Vista (RR) - O representante do Conselho do Povo Indígena Ingaricó (Coping), Dilson Ingaricó, afirmou hoje (18) que a comunidade indígena da etnia Macuxi "não desistirá" do domínio sobre o Lago Caracaranã, área que poderá deixar de ser considerada "terra indígena", caso o Supremo Tribunal Federal decida pela não homologação contínua da reserva da Raposa Serra do Sol, em Roraima.

O lago Caracaranã é um dos principais pontos turísticos da região, lembra Dilson Ingaricó, e "tirar nosso povo de lá é contrariar o direito previsto na Constituição".
Ele acrescentou que, da mesma forma, "é inconstitucional tirar dos índios o Parque Nacional Monte Roraima, cuja decisão está nas mãos do STF.
Quando se fala de excluir a terra, fala-se da exclusão dos povos", acentuou.

Para o representante Ingaricó, o governo estadual deveria investir nas comunidades indígenas, "para que elas próprias possam atuar nas atividades ecoturísticas da região, contribuindo assim para a economia do estado".

O STF deverá decidir pela constitucionalidade ou inconstitucionalidade da demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em julgamento previsto para o dia 27 de agosto.

5 comentários:

  1. Reserva raposa serra do sol .,,, é dos indios , sempre foi .,,,e sempre sera .. fora grileiros , fazendeiros , chega de exploração , lago Caracaranã , ficara melhor nas mãos dos indios ...

    ResponderExcluir
  2. Bonita foto, né? conheço ela lá do meu site. Pôxa, podia pelo menos ter colocado os créditos. Mas tudo bem.

    ResponderExcluir
  3. Desculpe-me Cinara,

    Corrigido e dados os devidos créditos! Se puder e quiser, envie-nos outras fotos dos rios de Roraima.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Vivaldo Araújo20 julho, 2011 16:28

    Boa tarde,

    O lago sempre fez parte da minha vida desde a infância, sou descendente de indígena mas sou contra a demarcação contínua mas... já aconteceu. Gostaria de corrigir a informação da foto pois o lago está dentro da área indígena denominada "Raposa-Serra do Sol" e não "Parque nacional Monte Roraima". O lago é realmente maravolhoso e espero ansiosamente pela sua abertura para visitação novamente para que possa levar meus filhos para ter uma experiência linda que é conhecê-lo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Vivaldo,

    O nome foi dado pela autora da foto, Cinara Araújo (sua parenta?)...decidam qual o nome verdadeiro e real e informem...
    grato

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br