Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de agosto de 2008

RETIRANDO AS GARRAFAS PET DOS RIOS E LAGOS

Mulheres da comunidade do Morro Santana usam fibras de garrafas para fazer edredons (Foto: Cristine Rochol/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)
Artesãs de Porto Alegre transformam garrafas pet em edredons
31/07/2008

Iniciativa conta com participação de 15 mulheres que executam trabalho desde 23 de julho.Resultados motivam grupo a iniciar produção de almofadas e bolsas, entre outros itens.
Cristine Rochol/Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Mulheres da comunidade do Morro Santana usam fibras de garrafas para fazer edredons
Mulheres da comunidade do Morro Santana, em Porto Alegre, utilizam fibras de garrafas pet como matéria-prima para a fabricação de edredons.
A iniciativa, de acordo com a prefeitura, conta com a participação de 15 mulheres que executam o trabalho desde 23 de julho.
Os resultados já motivam o grupo a iniciar a produção de outros itens, como almofadas, travesseiros e bolsas.
"São fabricados objetos úteis e que serão vendidos por um preço bastante acessível, contribuindo para a geração de renda à comunidade, que é o objetivo principal da iniciativa", explica Robson Rosa Lhul, agente de governança da região leste de Porto Alegre.

A fabricação de fios têxteis (fios ecológicos) começa com a lavagem das garrafas. Após serem processadas, as fibras são extraídas.
De acordo com os organizadores do projeto, elas são macias e têm um poder de aquecimento tão grande quanto a lã natural.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local (SMGL), o Comitê de entidades no combate à fome e pela vida (COEP/RS), o Banco Regional do Extremo Sul (BRDE), o Banco do Vestuário da Fiergs, a Transportadora Giulian e a Maxitex Indústria Têxtil Ltda.

Um comentário:

  1. A Maxitex é especialista na fabricação de Tecido Pet e este trabalho de Responsabilidade Socioambiental realiado por ela, doando o resíduo de sua produção é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br