Foto ONG Terra-Brasilis: Encontro dos Rios Tocantins e Araguaia
Sociedade vai construir plano para bacia Tocantins/Araguaia
Suelene Gusmão - MMA - 14 / 08 / 2008
Lideranças sociais e representantes municipais e estaduais de Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal vêm se reunindo desde junho para elaborar um plano de revitalização para a bacia dos rios Tocantins e Araguaia.
A previsão é que até o final deste ano, com as informações recolhidas nesses encontros, sejam apontadas as diretrizes gerais que farão parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Tocantins-Araguaia (Protar). Até o momento, dois encontros já foram realizados em Belém (PA) e três outros estão agendados para o mês de agosto.
O primeiro deles será em Palmas, no Tocantins, entre os dias 19 e 20, outro em Imperatriz (MA), nos dias 21 e 22, e no dia 26 em Brasília (DF).
A fase de oficinas termina em outubro com um encontro agendado para os dias 1 e 2 em São Félix do Araguaia (MT).Depois de encerrada a fase das seis oficinas, o Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, da SHRU, vai trabalhar na consolidação das diretrizes apontadas pelos participantes.
De acordo com a gerente do Departamento, Solange Castrillon, a estimativa é de que até o final de 2008 o Protar tenha definido o planejamento estratégico essencial para a obtenção de recursos capazes de garantir sua continuidade.
Com um grande potencial hidrelétrico, a região da Bacia do Tocantins-Araguaia, zona de transição entre os biomas floresta amazônica e cerrado, é ainda considerada de baixo impacto com relação à degradação ambiental, tendo como parâmetro outros biomas, o que torna o trabalho de revitalização ainda mais importante. Com uma área de cerca de mil quilômetros quadrados, corresponde a cerca de 11% do território nacional.
Foto ONG Terra-Brasilis: Ponte sobre o Rio Tocantins - Marabá (Transbrasiliana)

O Rio Tocantins nasce em Goiás, sendo formado pelos rios das Almas e Maranhão. Ele tem como principal tributário o rio Araguaia, com 2.600 quilômetros de extensão.
Com uma vazão média de cerca de 15 mil metros cúbicos por segundo, corresponde a 9,6% do total do país. Para a região estão previstas a implantação de obras de infra-estrutura, entre as quais a expansão da malha viária e implantação de hidrovia. (Fonte: Suelene Gusmão/ MMA)
Olá boa noite
ResponderExcluirMeu nome é Justo Filho, moro em Brasilia mais sou natural do Maranhão fiquei muito contente por encontrar este blog que trata do meio ambiente pois tenho bastante interesso pelo assunto. Estou desenvolvendo um projeto para revitalização do Rio lageado que banha o municipio de São João do Paraiso- MA o mesmo é afluente do Rio Tocantins.
conto com o apoio de voces para que este projeto venha a ser executado. um grande Abraço. aqui deixo meu contato.
sa_filho@hotmail.com
gostaria de saber por que o Rio Tocantins nao é o afluente do Rio Araguaia e sim o araguaia é afluente do Rio Tocantins?Como podemos ver o Rio araguaia é bem maior que tocantins,pricipalmente no encontro deles.
ResponderExcluirEste rio e um verdadeiro tesouro para nos, isto siguinifica muito coisa então agente tem que lutar muito por este rio.
ResponderExcluir