Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de agosto de 2008

FÓRUM "O HOMEM E A USINA


A relação entre o homem e os empreendimentos de energia é tema de debate em São Paulo.

25 de agosto de 2008
Das 8h30 às 13h00
Hotel Blue Tree Tower Faria LimaAv. Brigadeiro Faria Lima, 3.989
Vila Olímpia - São Paulo - SP

Inscrições gratuitas e limitadas
Informações com Maria Célia Musa(61) 3963-6007 - (11) 3167-7773
GRÁTIS
CLIQUE AQUI SE INSCREVER


Objetivos:
•Discutir os problemas relacionados à infra-estrutura e ao remanejamento das populações de empreendimentos de energia
•Apresentar alternativas para conciliar geração de energia e os interesses das comunidades locais
•Promover debate com líderes comunitários, especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades
•Propor caminhos para o relacionamento direto e transparente entre as comunidades e os empreendedores de energia

A relação entre o homem e os empreendimentos de energia é tema de debate em São Paulo.

Empreendimentos de geração de energia provocam remanejamentos involuntários de comunidades. A qualidade de vida, a capacidade de geração de renda, os níveis de produção, os custos socioambientais e a eficácia do licenciamento ambiental como instrumento de participação popular são alguns dos temas que serão debatidos no IV Fórum Instituto Acende Brasil: “O Homem e a Usina: Transparência e Diálogo para um Brasil com Energia”, que acontecerá dia 25 de agosto, no Hotel Blue Tree Tower Faria Lima, em São Paulo.


Na oportunidade, especialistas do setor de energia, parlamentares, representantes das comunidades locais dos empreendimentos, do governo, do Ministério Público e de agências de financiamento irão debruçar-se sobre o modelo de remanejamento da população e as questões sociais que integram o universo de construção e operação de usinas de energia elétrica. O propósito é identificar alternativas que garantam transparência e diálogo entre a comunidade e os empreendedores de energia, sem intermediários nem conflitos.


Estudos sobre remanejamento de comunidades atestam ser possível melhorar o padrão de vida e a renda das populações envolvidas desde que se trate de forma adequada cada uma das fases previstas no processo: Planejamento; Realocação das populações; Formação de nova comunidade; e Inserção Econômica do reassentado na região.


A organização e promoção do evento é do Instituto Acende Brasil, entidade que desenvolve estudos voltados à promoção da transparência e da sustentabilidade no setor elétrico brasileiro.

2 comentários:

  1. Professor Jarmuth, na oportunidade deste IV Fórum acende Brasil "O HOMEM E A USINA", gostária muito de estar presente, mas gostária de dar alguns exclarecimentos e se possivel o senhor apresentar neste Fórum os problemas que a construção de uma usina causou nossa comunidade (Cândido Mota-SP)Vou tentar resumir:
    Na construção das Usinas Hidrelétricas de Canoas I e II, no Rio Paranapanema a Empreendedora na ocasião CESP (hoje é DUKE-Energy), realizou EIA-RIMA, e este determinou como APP, uma faixa de 50 metros (a legislação diz 100 metros), encaminharar para o DAIA (Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental) e este sugeriu que a CESP, desapropriasse 100 metros e encaminhou para o CONSEMA e este deu a Licença Previa(LP), depois a Licença e Instalação (LI) e finalmente a Licença de Operação(LO). Após o enchimento do lago o Ministério Público entrou com ações civís e criminais sobre os proprietários lindeiros ao empreendimento, exigindo que este deveriam dar mais 50 metros de APP, para completar os 100 metros. Não concordamos com isso, pois se não concondam com o EIA-RIMA, porque não obrigamo empreendedor fazer a desapropriação, não foi nós que causou o dano ao meio ambiente na construção da usina. Desde já meus agradecimentos.
    EngºAgrºFausto Ribas Chadi
    Rua José Elias Cury, 181
    Cândido Mota-SP
    CEP 19880-000
    e-mail faricha@ig.com.br
    Tel: (18) 3341-1306
    Cel: (18) 8131-0256
    Um grande abraço e sucesso.
    Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  2. Caro Eng°Chadi,

    Como já lhe explicamos em e-mail enviado, vamos encaminhar sua consulta à mesa dos trabalhos no Fórum "O homem e a Usina".
    obrigado pela visita e consulta.
    Estamos às ordens!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br