Norsa/Coca-Cola traz para Fortaleza projeto de monitoramento da qualidade da água das bacias hidrográficas brasileiras
28/8/2008 - Ana Carolina Sánchez - Oficina de Conteúdo
Empresa Responsável
Projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância da limpeza das águas. Coordenação será realizada pelo SOS Mata Atlântica
Depois de Brasília e Maceió, será lançado em Fortaleza, na próxima quinta-feira (28/08), o projeto “Gestão Socioambiental da Água”, uma parceria da Norsa/Coca-Cola e o SOS Mata Atlântica.
Projeto tem como objetivo mobilizar a sociedade sobre a importância da limpeza das águas. Coordenação será realizada pelo SOS Mata Atlântica
Depois de Brasília e Maceió, será lançado em Fortaleza, na próxima quinta-feira (28/08), o projeto “Gestão Socioambiental da Água”, uma parceria da Norsa/Coca-Cola e o SOS Mata Atlântica.
Com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da manutenção e preservação dos recursos hídricos, o projeto irá atuar no monitoramento da qualidade da água do Maranguapinho, um dos rios que mais sofrem pela ação humana na Região Metropolitana de Fortaleza. O lançamento acontecerá na fábrica da Norsa/Coca-Cola e contará com a presença de organizações públicas e privadas ligadas ao meio ambiente e a educação.
“O Nordeste tem uma carência muito grande de água e por isso é fundamental preservar as bacias hidrográficas que temos na nossa região. Para a Norsa trazer este projeto para locais onde estão instaladas fábricas é uma maneira simples e eficiente de contribuir com o meio ambiente e ao mesmo tempo proporcionar a utilização sustentável dos recursos hídricos, a partir da educação ambiental da comunidade”, defende o Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Norsa/Coca-Cola, Ezequiel Nascimento.
Sob orientação de educadores ambientais da Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica, o projeto será desenvolvido em etapas e terá duração de um ano, com retirada de amostras de água uma vez por mês.
Na primeira fase, serão formados grupos de voluntários – estudantes de escolas públicas e pessoas das comunidades localizadas nas proximidades do rio Maranguapinho - e apresentados dados sobre as características das bacias hidrográficas nacionais e dos problemas enfrentados localmente.
Os voluntários ainda participarão de oficinas de capacitação voltadas ao trabalho que será realizado com o rio. Nestes treinamentos, eles aprenderão a manusear o kit adquirido pela Norsa/Coca-Cola, que contém elementos que tornam possível a análise das águas.
Em um segundo momento, estas pessoas serão levadas à margem do rio e distribuídas da nascente (Maranguape), passando por Maracanaú e chegando à foz (Fortaleza).
Em um segundo momento, estas pessoas serão levadas à margem do rio e distribuídas da nascente (Maranguape), passando por Maracanaú e chegando à foz (Fortaleza).
A sistemática do projeto passa ainda pela publicação do diagnóstico no site www.redesdasaguas.org.br, no qual órgãos competentes podem utilizar as informações para tomar as providências necessárias. Segundo o educador ambiental do SOS Mata Atlântica, Gustavo Veronesi a importância é maior do que muitos podem imaginar. “A limpeza de nossas águas não é apenas uma questão de ecologia e sim de saúde pública.
A partir desse projeto podemos conscientizar as pessoas que a manutenção da qualidade da água é uma questão permanente e que, portanto, pode ser cobrada dos órgãos competentes independentemente das prioridades de quem estiver no poder”, defende.
O rio Maranguapinho nasce na serra de Maranguape, passa por outros três municípios – Maracanaú, Caucaia e Fortaleza – até se encontrar com o rio Ceará. Em seu caminho, cruza o distrito industrial de Maracanaú e uma série de bairros que estão entre os mais populosos e carentes da capital como a Granja Lisboa, Autran Nunes e Canindezinho.
O rio Maranguapinho nasce na serra de Maranguape, passa por outros três municípios – Maracanaú, Caucaia e Fortaleza – até se encontrar com o rio Ceará. Em seu caminho, cruza o distrito industrial de Maracanaú e uma série de bairros que estão entre os mais populosos e carentes da capital como a Granja Lisboa, Autran Nunes e Canindezinho.
Segundo dados do Inventário Ambiental dos Recursos Hídricos e da Orla, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), cerca de 60 mil pessoas moram às margens do rio, sendo nove mil somente no trecho que corta Fortaleza.
Histórico
A idéia do projeto “Gestão Socioambiental da água” surgiu após o grande sucesso do Projeto Tietê, ação que beneficiou parte da população do Estado de São Paulo com mais qualidade de vida, menos poluição e com resultados mensuráveis no que diz respeito à queda da mortalidade infantil. Com estes dados, o SOS Mata Atlântica e a Coca-Cola firmaram uma parceria para tratar 21 bacias hidrográficas de 21 locais que sejam próximos à alguma fábrica da empresa. O lançamento do projeto inicial aconteceu em Brasília, em novembro do último ano. Já em março deste ano, foi a vez de Maceió ser agraciada com o programa. Ambos os locais estão com o projeto em andamento.
A idéia do projeto “Gestão Socioambiental da água” surgiu após o grande sucesso do Projeto Tietê, ação que beneficiou parte da população do Estado de São Paulo com mais qualidade de vida, menos poluição e com resultados mensuráveis no que diz respeito à queda da mortalidade infantil. Com estes dados, o SOS Mata Atlântica e a Coca-Cola firmaram uma parceria para tratar 21 bacias hidrográficas de 21 locais que sejam próximos à alguma fábrica da empresa. O lançamento do projeto inicial aconteceu em Brasília, em novembro do último ano. Já em março deste ano, foi a vez de Maceió ser agraciada com o programa. Ambos os locais estão com o projeto em andamento.
O objetivo da iniciativa é conscientizar parte do país sobre a importância da qualidade das águas, fazendo com que os participantes conheçam todos os problemas, saibam as causas, conseqüências e posteriormente, difundam este conhecimento para que todos tenham a possibilidade de contribuir com a qualidade de vida no país.
Sobre a Norsa
A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. E é justamente essa diversidade cultural que faz a empresa forte e competitiva. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907.313 quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas e está no universo das 300 maiores empresas do País.
Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 11 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de três mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados e águas, além dos produtos das fábricas da Femsa Cervejas Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.
A atual administração da empresa tem conseguido resultados extremamente positivos nos últimos anos. Em 2003, a participação de mercado dos refrigerantes da Coca-Cola nos quatro Estados era de 43% em média. Hoje, a Norsa tem 55,6% de participação do mercado (dados Nielsen de julho de 2008). Seu faturamento cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para cerca de R$ 1,1 bilhão em 2007.
Oficina de Conteúdo – assessoria de imprensa Norsa/Coca-Cola - Ana Carolina Sánchez /Notícias do Meio Ambiente - Vilmar Berna
A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. E é justamente essa diversidade cultural que faz a empresa forte e competitiva. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907.313 quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas e está no universo das 300 maiores empresas do País.
Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 11 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de três mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados e águas, além dos produtos das fábricas da Femsa Cervejas Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos-de-venda.
A atual administração da empresa tem conseguido resultados extremamente positivos nos últimos anos. Em 2003, a participação de mercado dos refrigerantes da Coca-Cola nos quatro Estados era de 43% em média. Hoje, a Norsa tem 55,6% de participação do mercado (dados Nielsen de julho de 2008). Seu faturamento cresceu de R$ 507,2 milhões em 2002 para cerca de R$ 1,1 bilhão em 2007.
Oficina de Conteúdo – assessoria de imprensa Norsa/Coca-Cola - Ana Carolina Sánchez /Notícias do Meio Ambiente - Vilmar Berna
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )
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