Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de agosto de 2008

PAULISTANOS EXCEDEM NO CONSUMO DE ÁGUA

Estação de tratamento de água "Alto Cotia" - São Paulo (Sabesp)

Consumo de água em SP no mês de julho é o maior em 20 anos

Houve calor atípico e umidade baixa; período também foi o mais poluído desde 2006
Lais Cattassini - Estadão 02/08/2008

Com temperaturas e irradiação solar dignas de verão, o consumo de água na Região Metropolitana de São Paulo no mês de julho foi o mais alto dos últimos 20 anos. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 67 mil litros de água por segundo, mais de 2 mil litros acima da média para a época, foram consumidos em julho deste ano.
No mesmo mês do ano passado, 65,67 mil litros por segundo foram produzidos diariamente.

A média de temperatura máxima para o mês foi de 22,2°C, dois graus abaixo da média deste ano, de 24,3°C. “Por causa do calor, o consumo de água é maior. Como tivemos um julho atípico, o consumo aumentou”, explicou o superintendente de produção de água da Sabesp, Hélio Luiz Castro.

O período de estiagem afeta também a distribuição de energia na cidade de São Paulo. Segundo o coordenador de Uso Final e Aplicação de Energia da AES Eletropaulo, Fernando Bacellar, a produção pode ser comprometida no período de seca. “A matriz energética brasileira depende fortemente das chuvas (para a geração de energia)”, explica.

Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram um decréscimo de 6,5%. A falta de chuvas em outros Estados, como Minas Gerais e Piauí, agravam a situação das principais bacias geradoras das duas regiões.As represas que distribuem água para a Região Metropolitana de São Paulo não estão em níveis críticos. O período de chuvas do início do ano garantiu o abastecimento durante a estiagem, mas a Sabesp alerta para a importância da economia.

BAIXA UMIDADE

Sob influência de uma massa de ar seco, São Paulo tem enfrentado altas temperaturas e baixa umidade. A chuva forte deverá vir na próxima semana. Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, uma frente fria chega à São Paulo hoje, provocando queda de temperaturas e chuvas fracas. Na terça-feira a massa ganha força, provocando pancadas de chuva mais intensas.

Em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a umidade relativa do ar em torno dos 9% fez com que funcionários públicos encerrassem o expediente mais cedo. Também para garantir a saúde de alunos, as aulas de educação física em escolas serão mais leves e realizadas em ambientes cobertos.

POLUIÇÃO

Julho deste ano foi o mais seco de todos os tempos e o mais poluído desde 2006, segundo a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb). Culpa também da falta de chuvas, que deixa o ar seco.

A Organização Mundial ad Saúde (OMS), considera aceitável níveis de umidade de 30%, depois disso, a situação passa a ser crítica. E alguns cuidados devem ser tomados para evitar doenças e desconfortos.
Em julho, as 23 estações da Cetesb na região metropolitana registraram a ocorrência de qualidade inadequada do ar em sete ocasiões em quatro dias. De todas as medições, 0,9% delas registrou qualidade inadequada; 49,7% estavam em estado regular e 49,8%, boa.

A poluição e tempo seco afetam mais duas partes do corpo: os olhos e o aparelho respiratório. A garganta, a traquéia e os brônquios ficam irritados. Os olhos ardem, a formação de lágrimas fica prejudicada e, com isso, facilita o contágio de doenças, como a conjuntivite.

A dica dos especialistas é manter uma boa hidratação, bebendo pequenas doses de água ao longo do dia. Os banhos devem ser curtos e a temperatura da água, morna. Ou corre-se o risco de ter a pele ressecada.Colocar uma bacia de água perto da cama na hora de dormir e evitar a prática de exercícios físicos no período das 10 às 16 horas são outras dicas para manter o bem-estar.

Para quem é hipertenso ou diabético: mais um alerta: o tempo seco prejudica o sistema circulatório e aumenta o risco dessas doenças. Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br