Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de agosto de 2009

BRASIL: IMPORTADOR OU EXPORTADOR DE ÁGUA VIRTUAL?


Agricultura é o setor que mais consome água


Relatório do WWF aponta o Brasil como maior importador de água virtual do mundo‏

1622 - MÍDIA
Aliança BECE-RECOs
Redes de Cooperação Comunitária Sem Fronteiras

"....Mas o que representam esses dados? Especialistas brasileiros afirmam que o país não embute no valor dos produtos exportados o quanto é gasto com recursos naturais.

Para a Professora de economia e presidente do Projeto BECE, Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, Amyra El Khalili, antes é preciso entender qual é o conceito do termo água virtual: "É a água necessária para produzir qualquer produto mas não é calculada, não é usada como dado formal no processo produtivo padronizado para compra e venda" Amyra explica ainda que os dados do estudo precisam ser comparados do ponto de vista das exportações dos nossos produtos..."

Revista da Editora Online, de São Paulo.
Setembro/2008

Relatório do WWF aponta o Brasil como maior importador de água virtual do mundo
Entretanto especialistas brasileiros alertam para o problema de exportação das comodities e as conseqüências para o meio ambiente brasileiro. Exemplo: para cada tonelada de soja exportada está implícita a utilização de duas mil toneladas de água.

Por Daniela Mangini

O Brasil lidera o ranking de países importadores de 'água virtual' agrícola. A informação foi revelada pelo especialista em mapeamento mundial da água do WWF (World Wilflife Fund), Stuart Orr, durante a Semana Internacional da Água, realizada em Estocolmo, no mês de agosto. Segundo o relatório o Brasil exporta 91 bilhões de m³ de água agrícola virtual por ano e importa 199 bilhões de m³, o que representa uma importação líquida de 107 bilhões de m³ a cada ano.

Stuart Orr apresentou os dados para cerca de 2,5 mil participantes de 140 países, cujos resultados mostram que o país importa mais commodities que consomem água para serem produzidos, como cereais e itens de vestuário, do que exporta.

Mas o que representam esses dados? Especialistas brasileiros afirmam que o país não embute no valor dos produtos exportados o quanto é gasto com recursos naturais. Para a Professora de economia e presidente do Projeto BECE, Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais, Amyra El Khalili, antes é preciso entender qual é o conceito do termo água virtual: "É a água necessária para produzir qualquer produto mas não é calculada, não é usada como dado formal no processo produtivo padronizado para compra e venda" Amyra explica ainda que os dados do estudo precisam ser comparados do ponto de vista das exportações dos nossos produtos.

O Professor da Universidade de Brasília, Demétrios Christofidis, afirma que os dados do WWF são importantes, entretanto podem ser interpretados como um alerta. "Exportar sem o cuidado político de proteção ambiental pode representar um problema para o meio ambiente". Christofidis adverte que está implícita na produção de cada produto a utilização do solo, da água, da energia, assim como a contaminação dos recursos naturais. A opinião é partilhada pela Prof.ª Amyra: "O País é um grande exportador e ninguém paga a nossa água, o nosso solo, enfim nenhum recurso natural estratégico", diz referindo-se às matérias-primas básicas e necessárias para a produção de produtos para exportação.

Alemanha 04.08.2009
Brasil é o maior exportador de "água virtual" para a Alemanha

Estudo do WWF afirma que o Brasil gasta 5,7 bilhões de metros cúbicos anuais de água na produção de mercadorias que serão consumidas na Alemanha, principalmente café, soja e carne.
A Alemanha consome por ano 159,5 bilhões de metros cúbicos de água, o equivalente a três vezes o volume do Lago de Constança. O número foi apresentado nesta segunda-feira (03/08) pelo WWF, organização mundial ambientalista.
Segundo o estudo, cada cidadão alemão consome em média 5.288 litros por dia do recurso natural, o que corresponde ao volume de 25 banheiras cheias.

Para chegar a esse número, o estudo do WWF levou em consideração o consumo direto e também o indireto, como, por exemplo, a água usada no cultivo de alimentos e nos processos industriais.

Segundo a organização, cada pessoa na Alemanha consome em média 124 litros de água por dia pelo uso direto, ao abrir a torneira.
A quantidade de água consumida por uma pessoa, empresa ou país é o que os ambientalistas chamam de pegada aquática.


Água virtual importada

O estudo do WWF aponta que aproximadamente metade da água consumida pela Alemanha é importada, ou seja, foi utilizada em outros países no processo de produção de mercadorias compradas pela Alemanha. É o que a organização chama de água virtual.

A agricultura é o setor que mais consome água: 117,6 quilômetros cúbicos – 73% do total anual. Mais da metade é importada: a maior parte da água virtual está nos produtos agrícolas importados do Brasil (5,7 bilhões de metros cúbicos, utilizados principalmente na produção de café, soja e carne), da Costa do Marfim (4,2 bilhões) e da França (3,5 bilhões).

Só o consumo anual de café e cacau na Alemanha, por exemplo, requer 20 quilômetros cúbicos de água virtual. As carnes de vaca e de porco importadas também têm essa característica, além de sementes oleaginosas, como oliva, palma e algodão.

Na segunda posição no ranking de consumo de água na Alemanha está a indústria, com 36,4 bilhões de metros cúbicos por ano. O uso doméstico, que é de 5,5 bilhões de metros cúbicos, vem em terceiro.

"O consumo de água não é algo ruim, mas faz parte de uma atividade natural", explica Martin Geiger, do WWF. O ambientalista alerta, entretanto, que é preciso prestar atenção na quantidade e nas condições em que o recurso é retirado na natureza.

Para o WWF, leis de responsabilidade sobre o uso da água deveriam ser criadas. Assim, cada país poderia verificar o quanto de água foi consumida nos produtos na hora de negociar a importação. Este recurso poderia, consequentemente, ajudar a Alemanha a reduzir a sua pegada aquática.


Origem do conceito

O conceito "água virtual" foi criado em 1990 pelo cientista inglês John Anthony Allan. O termo leva em consideração o volume de água utilizado, o quanto do recurso evapora ou fica poluído nos processos de produção.

A confecção de um par de sapatos de couro, por exemplo, consome 8 mil litros de água. A produção de um hambúrguer, 2,4 mil litros. O cultivo de algodão suficiente para fabricar uma camiseta consome 4 mil litros do recurso. Cada quilograma de açúcar contém, aproximadamente 1,5 mil litros de água virtual..

O termo "pegada aquática" partiu do conceito água virtual e pode ser usado tanto para indivíduos como para empresas e países.

Autora: Nádia Pontes
Revisão: Alexandre Schossler
LEIA MAIS:
As commodities são as maiores sugadoras de água doce do mundo. País precisa cobrar a água que exporta - Ecodebate

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br