Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de agosto de 2009

SECRETARIA RECURSOS HÍDRICOS REALIZA OFICINA COM BACIAS HIDROGRÁFICAS


Bacias hidrográficas vão contribuir para gestão eficiente de recursos hídricos

Uma nova ferramenta para auxiliar na gestão de recursos hídricos com enfoque nos ecossistemas está sendo construída. O novo recorte geográfico terá por base as bacias hidrográficas brasileiras. Esse é o principal resultado dos dois dias de trabalho dentro da oficina sobre o Detalhamento das Ecorregiões do Brasil, organizada pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), em parceria com a Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF). Os resultados servirão como subsídios para um encontro sobre o assunto agendado para dezembro próximo.

Com a proposta de criar, na prática, uma nova abordagem ambiental na gestão de recursos hídricos, o encontro teve a participação de pesquisadores da biodiversidade aquática, usuários de água, acadêmicos, representantes da sociedade civil e de comitês de bacia hidrográfica. A abordagem seria utilizada, por exemplo, como um pré-estudo para o planejamento na utilização da água em empreendimentos que necessitem de licenciamento ambiental e outorga. A oficina ocorreu nos dias 5 e 6/8 no auditório do edifício Marie Prendi, na 505 Norte. A oficina é a segunda de quatro reuniões agendadas para o ano de 2009.

Na abertura do evento, o diretor de Recursos Hídricos, João Bosco Senra, explicou que a oficina se insere na fase de implementação das ações do Plano Nacional de Recursos Hídricos e vai contribuir para seu processo, refletindo os diferentes interesses representados no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh). Vai também orientar ações para a gestão eficiente de recursos hídricos, além de promover a articulação e integração entre as políticas de recursos hídricos e ambiental.

Bráulio Dias, diretor de Conservação de Biodiversidade, da SBF, afirmou que a oficina é mais uma oportunidade de aproximar as duas agendas "a fim de alcançar o avanço dos instrumentos públicos e ainda internalizar os conceitos, trabalhar melhor a agenda comum e agregar outros temas".

Nos dois dias de Oficina, os participantes conheceram a metodologia de Determinação dos Sistemas Ecológicos de Água Doce, com Caracterização de Ecorregiões Aquáticas (Costa Sudeste Brasileira) e o Delineamento de subunidades ecológicas de drenagem da Ecorregião Paraguai/Pantanal. Foi também realizada a caracterização ecológica e biogeográfica da Bacia do Rio Iguaçu e o Delineamento da Ecorregião Aquática Xingu/Tapajós. (Fonte: Suelene Gusmão/ MMA)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br