Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de abril de 2010

CAMINHOS DAS ÁGUAS INDEFINIDOS


Mapa Transnordestina e transposição no nordeste
(clique para ampliar)

Duas Obras, 800 mil empregos.

Essa foi a manchete do Diário de Pernambuco de domingo, 11/04, em matéria sobre o andamento da Transposição do rio São Francisco e da Transnordestina. A pergunta que não quer calar: uma vez concluía a construção dos canais da transposição, qual o destino desse contingente de trabalhadores? Para nós a mais pura cena política, principalmente por existir, nela, a dúvida do secretário de Administração do município de Custódia (PE), Wagner Moura, cidade por onde irá passar o eixo leste do projeto, quando se referiu aos caminhos indefinidos das águas do rio São Francisco. Para o secretário, “ninguém sabe como será”.

João Suassuna (joao.suassuna@fundaj.gov.br)

Abaixo transcrevemos trecho da matéria do Diário, no qual fomos citados:


Caminhos das águas indefinidos

O fato de dona Maria e seu Severino estarem perto do que promete ser a redenção do sertanejo, não garante acesso à água. “Ninguém sabe como será, conta o secretário de Administração de Custódia, Wagner Moura. Em Cabrobó, onde nasce Norte, a prefeitura planeja incrementar a agricultura irrigada. “A proposta é incorporar 15 mil hectares irrigados com a perenização do riacho Terra Nova”, vislumbra o prefeito Eudes Caldas. Em Salgueiro, o otimismo é maior. “É a água entrar nos canais que vamos acabar com a seca”, diz Ana Neide de Barros, secretária de Planejamento.


Nem todos os planos devem ter vazão nesse projeto. “Vai ter acesso quem tiver capital”, aposta o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, João Suassuna, crítico da transposição. Ele pontua que, como cabe aos governos estaduais e municipais a criação da infraestrutura de distribuição, o projeto deve esbarrar na falta de dinheiro.


O secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, João Bosco de Almeida, reconhece a existência de pendências, como definir um modelo de gestão e criar um regulamento para cobrança do uso da água. Segundo João Bosco, as questões serão solucionadas até o fim do ano, com a criação de um órgão ligado ao Ministério da Integração, que vai operar o sistema.


Os estudos, por sua vez, devem instituir agências de gestão. “Vamos implantar os sistemas e o que não for estudado pelo governo federal, será visto por nós. Por enquanto, a finalidade é o consumo humano e animal, mas sabemos que a dinâmica será diferente e outras demandas vão surgir”, explica.

por João SuassunaÚltima modificação 12/04/2010 09:31

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. A declaração da Secretária de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Salgueiro não foi a da forma como está transcrita no texto e sim que o projeto de integração de bacias resolveria o problema do abastecimento para consumo humano em algumas regiões do município.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br