Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de abril de 2010

HIDRELÉTRICA FOZ DO CHAPECÓ COMEÇA A GERAR ENERGIA EM AGOSTO

Obras da Hidrelétrica Foz do Chapecó

FOZ DO CHAPECÓ EM FASE FINAL

Da Agência Ambiente Energia - Um dos maiores projetos de engenharia em construção no Sul do país, a Hidrelétrica Foz do Chapecó, que conta com a participação de Furnas, CPFL e CEEE (RS), está com 90% da obra pronta.

A usina é a primeira no Brasil a utilizar a tecnologia de núcleo asfáltico na construção da barragem. De acordo com o gerente da Foz do Chapecó Energia S.A., Alceu Reusing, faltam apenas sete dos 47 metros de altura da barragem principal.

A previsão é de iniciar a geração de energia com a primeira turbina em agosto deste ano. A partir disso, a cada dois meses entrará em operação uma turbina, até que as quatro entrem em operação, em fevereiro de 2011.

A capacidade total de 855 MW equivale a 25% da demanda catarinense ou 18% da gaúcha. O investimento estimado no projeto é de R$ 2 bilhões. Fonte: Portal Ambiente Energia


Foz do Chapecó constrói primeira barragem com núcleo de asfalto do Brasil

Técnica já foi utilizada em mais de cem empreendimentos pelo mundo. Usina deve entrar em operação no mês de agosto e barragem será finalizada neste mês de abril

Com mais de 90% das obras concluídas, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está prestes a ter finalizada uma de suas principais etapas: a construção da barragem principal. Prevista para estar pronta no dia 20 de abril, a barragem é um dos grandes destaques do empreendimento, já que, pela primeira vez no Brasil, uma hidrelétrica utilizará o núcleo de asfalto como vedação de sua barragem. A tecnologia inédita no país é bastante comum em países da Europa e nos Estados Unidos e já foi aplicada em mais de cem usinas pelo mundo.

O diretor técnico da Foz do Chapecó Energia, Miguel Zerbini, ressalta que uma das principais vantagens do núcleo de asfalto é a velocidade de execução que ele propicia aos trabalhos, mesmo em períodos chuvosos. “O convencional em barragens de enrocamento é fazer a vedação com um núcleo de argila ou face de concreto, porém, como a construção da barragem passaria por períodos de clima úmido, optou-se pelo núcleo asfáltico para maior segurança na execução do cronograma previsto”, explica Zerbini.

A argila só pode ser aplicada quando está quase totalmente seca, o que deixaria o cronograma do empreendimento muito vulnerável às condições do tempo. Já o asfalto pode ser aplicado logo que a chuva acaba ou mesmo quando ela é de fraca intensidade. O asfalto também é reconhecido pelo excelente desempenho como impermeabilizante, o que garante total segurança no bloqueio da água.

Na usina Foz do Chapecó, o núcleo asfáltico tem 55 cm de largura. A massa de asfalto é lançada na barragem a uma temperatura que varia entre 150 e 170 graus. A técnica permite que sejam lançadas de 3 a 4 camadas de concreto asfáltico por dia, com, aproximadamente, 23cm de altura cada uma. Ao todo, a barragem terá 47 metros de altura e 548 metros de extensão. Após o início da operação da usina, será utilizada como estrada de ligação entre os municípios de Águas de Chapecó e Alpestre, tornando-se mais uma alternativa de passagem entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Atualmente, mais de duas mil pessoas ainda trabalham no canteiro de obras da usina. No pico do empreendimento, a mão de obra chegou a mais de quatro mil funcionários. A primeira unidade geradora deverá entrar em operação em agosto de 2010. Localizada no Rio Uruguai, a hidrelétrica terá 855 MW de potência instalada, o equivalente a 25% do consumo de Santa Catarina e 18% do Rio Grande do Sul.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br