FOZ DO CHAPECÓ EM FASE FINAL
Da Agência Ambiente Energia - Um dos maiores projetos de engenharia em construção no Sul do país, a Hidrelétrica Foz do Chapecó, que conta com a participação de Furnas, CPFL e CEEE (RS), está com 90% da obra pronta.
A usina é a primeira no Brasil a utilizar a tecnologia de núcleo asfáltico na construção da barragem. De acordo com o gerente da Foz do Chapecó Energia S.A., Alceu Reusing, faltam apenas sete dos 47 metros de altura da barragem principal.
A previsão é de iniciar a geração de energia com a primeira turbina em agosto deste ano. A partir disso, a cada dois meses entrará em operação uma turbina, até que as quatro entrem em operação, em fevereiro de 2011.
A capacidade total de 855 MW equivale a 25% da demanda catarinense ou 18% da gaúcha. O investimento estimado no projeto é de R$ 2 bilhões. Fonte: Portal Ambiente Energia
Com mais de 90% das obras concluídas, a Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó está prestes a ter finalizada uma de suas principais etapas: a construção da barragem principal. Prevista para estar pronta no dia 20 de abril, a barragem é um dos grandes destaques do empreendimento, já que, pela primeira vez no Brasil, uma hidrelétrica utilizará o núcleo de asfalto como vedação de sua barragem. A tecnologia inédita no país é bastante comum em países da Europa e nos Estados Unidos e já foi aplicada em mais de cem usinas pelo mundo.
O diretor técnico da Foz do Chapecó Energia, Miguel Zerbini, ressalta que uma das principais vantagens do núcleo de asfalto é a velocidade de execução que ele propicia aos trabalhos, mesmo em períodos chuvosos. “O convencional em barragens de enrocamento é fazer a vedação com um núcleo de argila ou face de concreto, porém, como a construção da barragem passaria por períodos de clima úmido, optou-se pelo núcleo asfáltico para maior segurança na execução do cronograma previsto”, explica Zerbini.
A argila só pode ser aplicada quando está quase totalmente seca, o que deixaria o cronograma do empreendimento muito vulnerável às condições do tempo. Já o asfalto pode ser aplicado logo que a chuva acaba ou mesmo quando ela é de fraca intensidade. O asfalto também é reconhecido pelo excelente desempenho como impermeabilizante, o que garante total segurança no bloqueio da água.
Na usina Foz do Chapecó, o núcleo asfáltico tem 55 cm de largura. A massa de asfalto é lançada na barragem a uma temperatura que varia entre 150 e 170 graus. A técnica permite que sejam lançadas de 3 a 4 camadas de concreto asfáltico por dia, com, aproximadamente, 23cm de altura cada uma. Ao todo, a barragem terá 47 metros de altura e 548 metros de extensão. Após o início da operação da usina, será utilizada como estrada de ligação entre os municípios de Águas de Chapecó e Alpestre, tornando-se mais uma alternativa de passagem entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Atualmente, mais de duas mil pessoas ainda trabalham no canteiro de obras da usina. No pico do empreendimento, a mão de obra chegou a mais de quatro mil funcionários. A primeira unidade geradora deverá entrar em operação em agosto de 2010. Localizada no Rio Uruguai, a hidrelétrica terá 855 MW de potência instalada, o equivalente a 25% do consumo de Santa Catarina e 18% do Rio Grande do Sul.
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br