Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de abril de 2011

ALTERAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL, REDUZINDO APP PARA 15 M DESTRUIRÁ AS MATAS CILIARES E SECARÁ RIOS



JOGADA MAQUIAVÉLICA:

Como está difícil de aprovar a redução da APP (Área de Preservação Permanente na beira dos rios) de 30m para 15m, na proposta do novo Código Florestal, o astuto Deputado Aldo Rebelo está usando uma tática maquiavélica. Propõe agora, reduzir ainda mais, para 7,5 m a faixa de proteção dos rios...assim, os ambientalistas vão se debater contra esse valor e acabam aceitando os 15m que é a redução que ele pretende. 
Vale tudo para esse Deputado, que parece estar a serviço dos "LATIFUNDIÁRIOS"  e empresas MULTINACIONAIS DAS ÁGUAS, que vão faturar muito com a escassez de águas nos rios, ribeirões e córregos, sem as matas ciliares que os protegem.
Só mesmo no Brasil que um parlamentar comunista (PCBdoB) DEFENDE a causa dos  LATIFUNDIÁRIOS, que os comunistas combatem no mundo inteiro. 


sexta-feira, 1 de abril de 2011


BANCADA DA MOTO SERRA: REBELO BUSCA VOTAR CÓDIGO FLORESTAL NA SEMANA QUE VEM



O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator do substitutivo ao projeto de lei nº 1.876/99 - que cria um novo código florestal brasileiro -, está em intenso processo de negociação para chegar a um consenso e por o texto em votação logo no início de abril. "Creio que já avançamos em 90% da matéria", disse nesta quinta-feira(31) o deputado. Nesta manhã, Rebelo esteve reunido com equipes dos Ministérios da Agricultura (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA) debatendo os últimos pontos de divergência.


"Receberei até o início da próxima semana as últimas contribuições e fico na espera do presidente da Câmara para que eu possa ler o relatório de plenário", disse Rebelo. Há expectativa de que o texto seja apreciado no dia 5 de abril. Sob o comando da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), está sendo articulada uma manifestação que pretende reunir milhares de produtores rurais nesse dia na Esplanada dos Ministérios, para pressionar pela atualização do Código Florestal.


O deputado disse que já está decidido a retirar do texto a proposta de que haja moratória de 5 anos para novos desmatamentos. A ideia é não fixar prazo, mas a exploração de novas áreas continuará sendo permitida somente depois do aval dos órgãos responsáveis. Segundo Rebelo, a moratória pouco atinge, por exemplo, São Paulo e Rio Grande do Sul, que já têm suas regiões agropecuárias consolidadas, mas pode gerar problemas para Estados como Piauí, Tocantins, Maranhão e Mato Grosso. "Estou decidido a retirar (a moratória)", disse Rebelo, ao participar de evento nesta manhã na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. O deputado disse que, em relação a esse ponto, não há objeção do MMA.


Rebelo disse também que avançam as negociações para reduzir a extensão da Área de Preservação Permanente (APP), que é a faixa de terra à beira dos rios, em 50% do que estava até agora previsto. A faixa mínima, de 15 metros para rios que tenham até 5 metros de extensão, cairia para 7,5 metros. Em relação a esse ponto, Rebelo admite que não há concordância do MMA. Mas ele defende que essa retração seria necessária para proteger principalmente os pequenos produtores, que têm poucas terras.


Outra questão que o relator pretende resolver envolve a área de proteção em volta das nascentes. Segundo ele, para cada nascente é estabelecido um raio que "engessa" quase um hectare. "Quando o terreno é propício a nascentes, há muitas nascentes, como na zona da mata, onde há cinco a seis nascentes em um hectare, ao contrário da caatinga", argumentou. Na prática, isso significaria que uma propriedade com muitas nascentes ficaria produtivamente inviabilizada, argumentou. Para esse problema, Rebelo ainda não tem uma solução e vai buscar com o MMA equacionar a questão. "O certo é que não podemos transformar isso em um fator de expulsão", disse.


Mais uma novidade que Rebelo pretende estabelecer é que o produtor rural possa obter a certificação de reserva legal pela internet, fazendo uma declaração de boa-fé dos dados de sua propriedade. "Isso tem de ser declaratório. O órgão ambiental diz depois se aceita ou não", afirmou.


O deputado disse também estar decidido a defender o cultivo em áreas historicamente ocupadas por ribeirinhos, em referência a trechos de rios cultivados durante a época de seca na Amazônia. Segundo Rebelo, há populações que dependem dessa estratégia para praticar a agricultura de subsistência e que, assim, respeitam a floresta. Da mesma forma, ele vai defender o cultivo em áreas de topos de morro onde historicamente há produção agropecuária. "Vi em Guaxupé (MG), morros com inclinação de mais de 45 graus cultivados com café", argumentou. (AE)
SAIBA MAIS:

Código Florestal em perigo


Assine o manifesto http://www.avaaz.org/po/peticao_codigo_florestal/?sos e diga não às alterações no Código Florestal Brasileiro.

Precisamos de 200 mil assinaturas em nossa petição. Ela ajudará evitar que substitutivo ao projeto de lei n° 1876/99 - que prevê mudanças no Código Florestal seja aprovado. A votação está prevista para breve no Congresso Nacional.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Poeta do Sertão - Recife - PE04 abril, 2011 01:22

    DIGA NÃO PRO DESMONTE DO CÓDIGO FLORESTAL

    Poeta do Sertão

    Tão querendo modificar
    Nosso código florestal
    Alterando o que tá feito
    E mexendo muito mal...

    Querem derrubar de vez
    Nossa importante mata ciliar
    Plantando até na beirinha do rio
    E com venenos intoxicar...

    Até a criançada do primário
    Na escola já aprendeu
    Que a floresta da mata ciliar
    O rio sempre protegeu!

    Se a cobiça por mais terra
    Derrubar a mata proteção
    Vai secar a água do rio
    Numa total decepção.

    Será que os deputados
    Que em Brasília vão votar
    Não sabem esses aloprados
    Na besteira que vão deixar

    Os donos de muitas terras
    Que cada vez querem mais
    Estão pagando muito alto
    Pros votos desses tais...

    Será que essa gente
    Não para prá pensar
    Que matando nossos rios
    Muitos vão se prejudicar?

    Um apelo que eu faço,
    Com um pouco de esperança,
    Não modifiquem nosso código
    Não prejudiquem as crianças!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br