Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO MONITORAMENTO DA ÁGUA (WWMD) COMEMORADO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP)



domingo, 27 de março de 2011


Dia Mundial do Monitoramento da Água - WWMD

Através de uma parceria com o Programa ENO , nossa escola recebeu os kits do Programa WWMD que é um programa internacional de educação e sensibilização para proteção dos recursos hídricos no mundo e em 2010 começamos a monitorar a água do Córrego dos Putins.
Ao analisar a água do Córrego Ribeirão dos Putins em 2010, percebemos que o maior  problema do córrego era o grande volume de água não tratada despejado ali. Elaboramos um plano de ação para futura mobilização, pois  o  tratamento de esgotos domésticos   é uma ação estratégica fundamental para proteção do Córrego dos Putins.

Um outro problema  que atinge o Córrego dos Putins é o lixo,  resultado de uma sociedade que a cada dia consome mais. A questão do lixo está diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, vinculada ao incentivo do consumo, pois  adquirimos coisas que não são necessárias, e tudo que consumimos produz  impactos na natureza.

Somos responsáveis por tudo aquilo  que fazemos todos os dias. A cada  novo dia de nossas vidas, nossas ações  terá uma consequência ao longo do tempo, seja na sustentabilidade do planeta, nas questões sociais e até mesmo em nossas próprias vidas.

Aprender a ser cidadão é entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade,  responsabilidade; Aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na escola e na vida da comunidade.
Local: Parque das Garças, Córrego Ribeirão dos Putins, São José dos Campos/SP

5 comentários:


Anônimo disse...
Foi bom observar que no Córrego a vida aquatica é prejudicada pois o ph da água não é adequado. Bom, fazemos a nossa parte para preservar o nosso rio, com pequenos gestos, podemos ajudar muito, pois o bem mais preciosos que Deus nos deixou esta precisando de socorro. Luis Eduardo 2A
Danielle Cristina 2A disse...
Participar do monitoramento é importante pois obsrvamos que no corrego dos putins não há vida marinha e poussui muito esgoto e poluição. A preservação do corrego está em pessimo estado, tem muito lixo. Mas fizemos a nossa parte, limpamos as margens e conscientizamos a comunidade a participar tb. Preservando a natureza, cuidadno do meio ambiente melhora muito nossa qualidade de vida.
Lucas disse...
A água é um bem muito valorizado para todos, e temos que fazer o máximo que pudemos para economizar e não gastar com coisas bobas. Ex. não lavar o quinta e o corro e cuidar do lixo tb. Lucas, 2A
Janaina, 2A disse...
Os alunos da Escola Dinorá e os professores analisaram e limparam o corrego aprednemos muito sobre a preservação da agua, e que beneficios ela nos tras, não só para nós mas para o meio ambiente. O corrego precisa ter uma mata ciliar p protege lo e isso melhora a qualidade da água.
Milena, 2A disse...
No monitoramento nós observamos como é feito a analise da água, se ela esta propicia a surgimento de peixes, ou outro tipo de vida, mas o que vimos, foi muito lixo. Tirando o monitoramento da água o que observamos tb foram as áreas verdes, a academia ao ar livre, o parque, as quadras e bastante arvores. E alem da analise, nós tb plantamos arvores e se cuidar mos bem, com o tempo a qualidade do bairro vai melhorar muito.
Fonte: PROJETO MÃO NA TERRA

SAIBA MAIS:


Dia Mundial da Monitorização da Água ™ 
(World Water Monitoring Day™) - WWMD

É um programa internacional de educação e sensibilização que constrói a consciência pública e participação na protecção dos recursos hídricos em todo o mundo, envolvendo os cidadãos a exercer um controlo básico de seus corpos d'água locais.

Em 2010, mais de 200.000 pessoas em 85 países monitoraram os canais locais. Comemore conosco em 18 de setembro , ou celebre o seu Dia Mundial da Monitorização da Água a qualquer hora, do dia 22 marco até 31 de dezembro !

Fácil de usar, o kit de teste permite que todos, desde crianças a adultos analisem a água local dos corpos de prova para um conjunto de parâmetros de qualidade da água, incluindo temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigênio dissolvido (OD). 

Os resultados são compartilhados com as comunidades participantes ao redor do globo através do site da WWMD.

O Dia Mundial da Monitorização da Água é comemorado oficialmente em 18 de setembro , no entanto, a janela de controlo foi alargado, pela primeira vez em 2009, de 22 de março ( Dia Mundial da Água ) até 31 de dezembro. 

Os participantes são encorajados a celebrar com WEF e IWA em Setembro ou a observar seus próprios WWMD a qualquer momento durante a janela estendida. O prazo para enviar os dados ao banco de dados WWMD é 31 de dezembro.

Os coordenadores de WWMD, o Water Environment Federation (WEF) e do International Water Association (IWA) planeja expandir a participação de um milhão de pessoas, em 100 países, em 2012.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br