Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de abril de 2011

NO JAPÃO, COM SAUDADES DAS ÁGUAS CRISTALINAS DO RIO PARAÍBA DO SUL


   Rio Paraíba do Sul, em Tremembé (SP)

FERNANDO ANDRADE

 
        para Blog SOSRiosBr
 

Rio Paraíba das águas cristalinas .


Rio Paraíba das aguas cristalinas .
Sou Taubateano , dos tempos que amor a terra ,
significava cuidar dela .

Viajei muito , conheci cidades , estados , e países .
Quando menino , íamos a cidade vizinha a nossa
Tremenbé onde tinha o Rio Paraíba .
Lembro-me de muitas vezes após ficarmos nadando
nas aguas cristalinas ...batia a fome .
E íamos até os pescadores que geralmente sobre o fogo
aceso , assavam um delicioso Dourado (era um peixe comum ali
nos anos de 1967 ~ a 1970 ) 
Também recordo-me, nos meus 10 anos de idade que íamos a 
Pindamonhangaba, 
no bosque da Princesa e lá tambem comíamos deliciosos peixes 
provenientes do velho Paraíba .

Depois deixei meu País e viajei por muitos lugares e cidades lindas
que igual ao meu Rio Paraíba continha linda e doce agua cristalina,
que de igual modo, debruçava ao seu leito pra beber tão gostosa água .

Há 16 anos atrás , quando em viagem ao Brasil visitava meus país ,
fiz-me saudoso de comer um peixe a beira do rio ...

Foi motivo de risos entre os amigos e sobrinhos , e eu juro .
Na minha desinformada situação sobre o meu Rio Paraíba ,
descobri que agora era um córrego de esgotos .
Maior foi o susto de ver suas aguas poluídas e já sem seu brilho
de cristal , que via em minha adolescência .

Aqui onde moro (Japão) , os rios , milenares onde também se joga a
agua de esgoto tratada , estes (todos ) rios tem peixes trutas e
koinoburi e convivem normalmente . É claro que o PH destes rios
é semanalmente checado .

Nesta semana com o último terremoto em Miyagi Ken , tres usinas
termo elétricas foram acidentadas com a força do tsunami com ondas
de 10 metros de altura , levando postes e sistema elétrico .
Com isso sem eletricidade para o resfriamento , deu-se aquecimento
nas varetas de urânio e causou vapores com irradiação .
Para nós Brasileiros e mesmo os Japoneses esta sendo
uma experiência nunca antes vivida .
Agora via televisão recebemos orientação para evitarmos
o uso da água de torneira .

Foi lembrando do meu rio Paraíba que vim aqui pra repartir
com você a minha saudade , do meu rio de águas pura (Paraíba do Sul ).

Ps : Possuímos na maioria em nossas casas filtro Kangensui com placas
de platina , este faz sob sistema de eletrólise a mudança da água
comum em água Alcalina de PH 10.5 a 12 PH .
Este (Filtro Kangensui ) elimina o IODO da radiação tornando a
água límpida e pura . Ver video no Youtube, sobre o tema água Alcalina
ou simplesmente Kangensui

Grato FerAndrade .
Nascido em Taubaté/SP
Atualmente em Sagamihara-Shi  Kanagawa-Ken  Japão
(Fernando Andrade, empresário no Japão é colaborador voluntário do Blog SOSRiosBr)

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Infelizmente nosso amigo virtual faleceu esses dias, deixando um vazio em nossos corações. Um abraçopara toda a família que deve ter orgulho dessa grande barsileiro.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Apenas comento a perda lamentável do nosso amigo virtual, um valente defensor do verde amarelo e do nosso país.Infelizmente perdemos um grande combatente, que sofria com as mazelas de um governo corrupto e indecente. Deus te de a paz eterna amigo, já que nosso país ofezderramar muitas lagrimas de decepção. À familia meu abraço
    e solidariedade.
    Angelina Cruz.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br