Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de abril de 2011

SEIS CIDADES PAULISTAS NECESSITAM DE NOVOS MANANCIAIS DE ABASTECIMENTO


Juntos, os municípios sobre os quais a Ana faz alerta para mananciais têm população de 380.485 habitantes - Por: Arquivo JCS/Luiz Setti

Desabastecimento de água ameaça 6 cidades

O relatório inclui nessa situação os municípios de Alumínio, Itu, Laranjal Paulista, Piedade, Pilar do Sul e Salto
Notícia publicada na edição de 01/04/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 9 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.
Giuliano Bonamim
Seis cidades da região necessitam de novos mananciais para o atendimento da demanda de 2015. A constatação é da Agência Nacional de Águas (ANA), responsável pelo estudo sobre as necessidades urbanas, a disponibilidade hídrica das nascentes, a capacidade dos sistemas de produção e os serviços de coleta e tratamento de esgoto. O relatório, finalizado no ano passado inclui nessa situação os municípios de Alumínio, Itu, Laranjal Paulista, Piedade, Pilar do Sul e Salto. Juntos, reúnem uma população de 380.485 habitantes, segundo dados oficiais do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

O motivo da busca por um novo manancial é a insuficiência das disponibilidades hídricas superficiais ou subterrâneas nas seis cidades. Nessa mesma situação estão outros 68 municípios do estado de São Paulo. A boa notícia é a presença de Sorocaba entre as 414 cidades em condições satisfatórias com relação aos mananciais e sistemas produtores existentes. Juntos estão Araçoiaba da Serra, Tatuí, Tietê e Votorantim. As avaliações também indicam 154 sedes urbanas, que precisam de uma adequação dos sistemas de produção de água.

Os dados foram publicados no Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água e revelam que, entre os 5.565 municípios brasileiros, 55% poderão ter déficit no abastecimento. Desses, 84% necessitam de investimentos para adequação de seus sistemas produtores e 16% precisam de novos mananciais. Um total de 3.059 municípios, que respondem por 73% da demanda por água do país, precisam de investimentos prioritários que totalizam R$ 22,2 bilhões. A conclusão do relatório mostra que as obras nos mananciais e nos sistemas de produção são fundamentais para evitar déficit no fornecimento de água nas localidades indicadas. Finalizadas até 2015, as obras podem garantir o abastecimento até 2025.

Segundo o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), a cidade é privilegiada por ter a Represa de Itupararanga como o seu principal manancial. "Mas temos as nossas preocupações, como a instabilidade das encostas por onde passam as adutoras, o aumento da população e o tratamento de esgoto", comenta. Lippi também ressalta a solicitação de recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção de uma estação de tratamento de água. O projeto vai permitir retirar a água do Rio Sorocaba, na região do Vitória Régia, com capacidade inicial de atender 100 mil habitantes.

Já o prefeito Herculano Júnior (PV) não concorda com a estimativa feita pela ANA. "Ainda não retiramos uma gota do ribeirão Piraí e tamos um projeto grande de volume de água bruta, importante para o crescimento da cidade e outras fontes ainda não exploradas", diz. 
O município utiliza com mais intensidade o manancial do Pirapitingui. Além dele, existem ainda as fontes do São José, Córrego Gomes, Braiaiá e Varejão. "O problema não é a água, mas sim a gestão dela", completa. O prefeito de Piedade, Geremias Ribeiro Pinto, diz que o governo já tem feito um estudo para analisar a potencialidade da água no município. "Usamos o Rio Pirapora como manancial, mas sabemos que precisamos fazer umas adequações para que a produtividade aumente", relata.Fonte: Portal Cruzeiro do Sul

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br