Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de abril de 2011

SOS ÁGUAS DO RIO PIRACICABA : ONG MATA CILIAR USA BIODIGESTORES PARA PROTEGER O RIO


Biodigestores protegerão as águas do 


Piracicaba


Como evitar que dejetos sólidos poluam as águas do planeta?


Os biodigestores estão se firmando como solução para manter a água limpa e ainda gerar energia com o gás que produzem a partir de esgotos. Podem ser instalados desde em pequenas propriedades até em edifícios com centenas de unidades, servindo tanto para ambientes rurais como para urbanos. Por isto, foram escolhidos por uma iniciativa de proteção do rio Piracicaba, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Campinas e parte da Grande São Paulo.

No projeto, conduzido pela ONG Mata Ciliar, proprietários do entorno do rio que assinam o contrato de Produtores de Água - como Pedro Luiz Gomes, na foto com o documento em mãos - recebem a doação de um destes equipamentos. Neste caso, um modelo de fabricação brasileira em fibra de vidro reforçada, chamado de Better Box, aprovado pela Embrapa e financiado pela Petrobrás.

Nos biodigestores, o material sólido do esgoto é digerido por bactérias anaeróbicas e a água é filtrada para seu retorno à Natureza. Este sistema pode ser construído também com tijolos e ter o gás gerado na decomposição da matéria orgânica captado para uso doméstico ou industrial. Como, por exemplo, já faz a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Fonte: COMUNIDADE:





BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Bom dia! Segue link de reportagem da record, onde mostra crime ambiental no rio Paraíba do Sul, prejudicando 11 milhões de pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
    http://noticias.r7.com/videos/desmatamentos-acabam-com-mais-de-200-km-de-vegetacao-nativa-em-sp/idmedia/52a8ee850cf218f0319af93b.html
    Jornal da Record do dia 11/12/2013 mostra denúncia de crime ambiental em Guaratinguetá através da ONG AGUA (Ambientalistas de Guaratinguetá) e Movimento Revelia. A matéria mostra extração irregular de areia na ilha do Ingá, supressão e ocupação de área de preservação permanente próxima ao anel viário Mário Covas e destruição de mata protegida pelo Código Florestal e classificada como intocável em frente ao shopping Buriti. De tal magnitude e gravidade os crimes contra o meio ambiente, que pudemos mostrar em rede nacional e horário nobre a degradação do rio Paraíba do Sul e sua mata atlântica. ONG AGUA (AMBIENTALISTAS DE GUARATINGUETÁ SP) Link https://www.facebook.com/pages/Ambientalistas-De-Guaratinguet%C3%A1/1391321331087930

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br