Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de abril de 2011

SOS RIO DAS CINZAS - BACIA DO PARANAPANEMA: SOLTURA DE 100 MIL PEIXES EM SANTA MARIANA (PR)



Repovoamento
DUKE ENERGY SOLTA 100 MIL PEIXES NO 
RIO DAS CINZAS

Ação é a primeira em abril, mês em que a empresa lançará 440 mil pacus-guaçu na Bacia do Paranapanema

Com a soltura de 100 mil peixes juvenis da espécie pacu-guaçu na foz do Rio das Cinzas, em Santa Mariana (PR), nesta sexta-feira (8), a Duke Energy dá continuidade ao seu programa para repovoamento da Bacia do Paranapanema. Em abril haverá cinco solturas contemplando os reservatórios Capivara, Salto Grande, Chavantes e Jurumirim com 440 mil pacus.

As ações prosseguem em maio, quando a Duke Energy colocará mais 460 mil peixes da mesma espécie na Bacia do Paranapanema, que até o final do ano receberá um total de 1,5 milhão de peixes – meta anual do programa de repovoamento da empresa.

Sobre a soltura em Santa Mariana, o biólogo da Duke Energy, Norberto Vianna, explica que o Rio das Cinzas é importante tributário do Paranapanema. “Os tributários são rios utilizados como rota de migração para reprodução dos peixes dos reservatórios, sendo o Rio das Cinzas um dos principais para o reservatório Capivara, daí a importância do local para a soltura dos peixes”, diz Vianna, que é coordenador do programa.

Neste primeiro semestre, a Duke Energy está utilizando dourados, piracanjubas e pacus-guaçu no repovoamento da Bacia do Paranapanema. No segundo semestre, o programa trabalhará com curimbatás, que se reproduzem em período diferente das demais espécies, e por isso não estão disponíveis na primeira metade do ano.

A Duke Energy trabalha com espécies nativas com capacidade para formar populações sustentáveis, reproduzindo-se e adaptando-se bem à vida no Paranapanema. “Também são espécies importantes para a economia e cultura de pesca local, tanto amadora como profissional – peixes que pescadores e populações ribeirinhas estão acostumados a capturar”, comenta.

Iniciado em 2001, o programa para repovoamento do Paranapanema desenvolvido pela Duke Energy já soltou mais de 15 milhões de peixes, contribuindo para preservar a biodiversidade e recuperar o estoque pesqueiro da Bacia.

Fonte: 
Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa
Pauta Comunicação
(18) 3908-7422

BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br