Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de janeiro de 2012

ANA E ESTADOS ASSINAM CARTA DE COMPROMISSOS SOBRE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS


Gestão de águas: por um pacto nacional

Da Agência Ambiente Energia - A Agência Nacional de Águas (ANA) propôs aos estados da federação a assinatura conjunta de uma carta de compromissos com metas referentes à gestão dos recursos hídricos brasileiros. 

O objetivo é traçar metas para o fortalecimento do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e das instituições que o compõem. O resultado desse conjunto de metas, o Pacto Nacional para a Gestão das Águas, será levado para a conferência Rio+20, em julho de 2012, no Rio de Janeiro.
A carta de compromissos pretende iniciar uma agenda conjunta de trabalho para identificação de desafios futuros para o gerenciamento dos recursos hídricos nos diferentes estados e regiões do país; fortalecer o modelo brasileiro de governança das águas; estabelecer metas para organização e consolidação de estruturas institucionais compatíveis com o grau de complexidade da gestão em cada estado; definir metas consensuais para o controle de aspectos de qualidade e quantidade de água; e construir um amplo consenso em torno do Pacto Nacional para a Gestão das Águas, que se pretende apresentar durante a Conferência Rio+20.
Durante encontro de diretores da ANA com secretários estaduais de recursos hídricos de todo o país em dezembro, o diretor da Área de Gestão da ANA, Paulo Varella, apresentou o desafio de expandir o setor até 2025, como apontado no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, enfantizando a importância da gestão compartilhada dos recursos hídricos. Para o dirigente, o país tem grandes desafios a vencer, como a expansão da geração hidrelétrica, a poluição hídrica e a expansão das fronteiras agrícolas. Varella também destacou que, uma vez assinado, o Pacto servirá como compromisso entre as instituições para o horizonte 2012-2025.
Além disso, programas da ANA foram apresentados aos secretários, como: o de Desenvolvimento do Setor Água (Interáguas), o Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), o Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA); assim como ações de capacitação e educação no âmbito do Singreh e a Agenda de Águas Subterrâneas da Agência. 
Também houve uma abordagem sobre a contribuição da ANA aos estados na implantação de salas de situação locais, para prevenção de eventos críticos, como cheias e secas, nos moldes das já implantadas em Alagoas e Pernambuco em 2011.
Conteúdos Relacionados:
  1. Águas: intercâmbio Brasil e União Europeia
    A experiência brasileira na gestão dos recursos hídricos será analisada no seminário Diretiva Quadro no Domínio das Águas (DQA) e o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), que começa nesta terça, 11 de maio, em Brasília...



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br