Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de janeiro de 2012

O GRANDE OCEANÓGRAFO JACQUES COSTEAU, EM CAMPOS DO JORDÃO - (MEMÓRIAS)

Jacques Costeau, outubro de 1983, esteve em Campos do Jordão, durante o 
Congresso de Essências Nativas


PARECE INCRÍVEL, MAS É VERDADE

 


Pedro Paulo Filho - Escritor, historiador e advogado jordanense
Pedro Paulo Filho - Escritor, historiador e advogado jordanense
04/01/2012 - Em outubro de 1983, esteve em Campos do Jordão, durante o Congresso de Essências Nativas, o mais importante oceanógrafo do mundo, conhecido como Jacques Costeau. 


O Congresso reuniu em terras jordanenses mais de 400 representantes do conservacionismo e preservacionismo de diversos pontos do País e do Exterior, no conclave, foi assinada a “Declaração de Campos do Jordão”, que apresentou as conclusões das 8 câmaras de trabalho, começando por afirmar que “o patrimônio florestal do País define os contornos de sua própria identidade territorial e cultural”. 


Após a palestra de Jacques Costeau, em entrevista coletiva um jornalista inglês da “Time Magazine” formulou uma pergunta ao entrevistado. Costeau queria saber a nacionalidade do entrevistador, que revelou ser inglês. O capitão Costeau observou: “Se a sua é inglesa, a minha é francesa. Portanto, para nossos povos, e, por extensão para todos que vivem em países industrializados, é muito fácil e mais cômodo ainda dizer “não faça isso ou aquilo”, “não derrube árvores”, “conserve aquilo”. E acrescentou em tom irônico: “Quando não se está com fome, preservacionismo e conservacionismo são palavras bonitas”.

Jacques Costeau (1910 – 1997) foi oficial da Marinha da França, tornando-se mundialmente conhecido por suas viagens de pesquisa a bordo do navio Capypso. Foi um dos inventores do Aqualung com Emile Cagnam, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros. Conquistou o Oscar em 1956 com o documentário: “O Mundo Silencioso”.

Fez quatro longas metragens e mais de 70 documentários para a televisão. Em 1965, criou a casa submarina onde 6 pessoas viveram por mais de um mês a 100 metros de profundidade. Serviu na 1ª Guerra Mundial, recebendo a Legião de Honra. Ganhou a “Palma de Ouro” em Cannes em 1956, ano em que se graduou pela Academia Francesa. Quem diria que Jacques Costeau andou por aqui? Parece incrível, mas é verdadeiro! 

Pedro Paulo Filho - Guia Campos

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. O que esta precisando mesmo é reeducar as pessoas.me tornei sua seguidora como Residencial Primavera ahistoriadoresidencial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br