Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de janeiro de 2012

AS TRAGÉDIAS PROVOCADAS PELAS CHUVAS COMEÇARAM E NÃO FORAM FEITOS INVESTIMENTOS PREVENTIVOS


NOSSA CAMPANHA PERMANENTE

Desde 2008, mantemos no Blog a Campanha " Diga Não às Enchentes" e a cada ano, iniciamos mais cedo nossas divulgações e apelos às  Coordenações da Defesa Civil, Governos e principalmente às  ONGs, Grupos Religiosos e entidades comunitárias, para que façam investimentos preventivos e organizem mutirões de limpeza, desassoreamentos, remoções de famílias em risco e orientações em geral sobre o período das chuvas de verão.

Em 2011, iniciando em setembro, começamos a postar artigos e enviar material sobre o assunto, alertando que já estava na hora de tomar 
"ATITUDES PRÓ-ATIVAS"  para prevenir tragédias, prejuízos e mortes no período das chuvas, que estavam para se iniciar.

Foi enviado um convite-apelo aos líderes  de várias  dezenas de denominações religiosas no Brasil para que ajudassem na Campanha, fizessem apelos à defesa civil e aos administradores de suas comunidades, também reproduzissem Cartilhas de Proteção Civil (produzidas por nós e nossos parceiros) e fizessem distribuição e orientações especiais aos moradores sob risco em áreas alagáveis e com risco de desmoronamentos.

Lamentamos que apenas a Pastoral da Ecologia da CNBB do Sul, a Igreja O Brasil Para Cristo e a Igreja Metodista Livre responderam ao nosso apelo e DISTRIBUIRAM AS CARTILHAS. Vários sites e blogs parceiros também reproduziram nossas cartilhas. Não perdemos tempo com a grande mídia (jornais, rádios, canais de TV), pois a eles só interessam as tragédias e notícias de calamidades. Prevenção e orientação "é coisa de ecochatos", como eles dizem, referindo-se aos ambientalistas.

Sabemos que, da parte dos governos (federal, estaduais e municipais), muito pouco ou quase nada foi feito preventivamente, para evitar as tragédias neste período das chuvas, como aconteceu também, nos anos anteriores. 


Pelo que estamos vendo nos noticiários, até as verbas empregadas em 2011, para prevenções, foram bem menores que nos anos anteriores, para não falar das verbas que desapareceram e ninguém viu.

Não vamos esmorecer...continuaremos com nossa Campanha Permanente "Diga Não às Enchentes" e esperamos que as comunidades, as entidades da sociedade civil organizada, os Comitês de Bacias Hidrográficas e as Promotorias Públicas de cada bacia hidrográfica, se mobilizem com mais interesse para exigir que as autoridades, na época correta, tomem providências necessárias, para prevenir que tragédias, prejuízos, acidentes, desabrigados e mortos, sejam destaques nos noticiários da mídia, como ocorre nesta semana!

NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS

SE REPITAM EM SUA CIDADE!

ÚLTIMAS MANCHETES:

Enchentes atingem 21 municípios do estado do Rio

Terça-feira, 03/01/2012
Os municípios mais atingidos ficam no norte e no noroeste do estado. Laje do Muriaé está praticamente isolada. O Rio Muriaé transbordou. Em Nova Friburgo, os moradores temem que uma tragédia como a ocorrida em 2011 se repita

.

MG tem 53 cidades em situação de emergência por causa das chuvas

Em Ouro Preto, um barranco desabou e atingiu um ponto de táxi. Dois motoristas que dormiam dentro dos carros foram soterrados. Por causa das inundações, muita gente teve que sair de casa. Veja


Zona da Mata é uma das regiões mais atingidas pela chuva em Minas
Em Cataguases, Rio Pomba subiu mais de sete metros. Divinésia e São Firmino também foram afetadas.

  • Municípios do RJ sofrem com chuva e com cheias de rios mineiros
    Defesa Civil anunciou que três pessoas já morreram por causa da chuva no RJ. Municípios mais atingidos ficam no norte e no noroeste do estado.



  • MG: quase 10 mil já tiveram que deixar casas por causa das chuvas
    Na terça-feira (3), a chuva parou e o sol apareceu em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, mas o terreno ainda continua muito encharcado.



  • MG tem 53 cidades em situação de emergência por causa das chuvas
    Em Ouro Preto, um barranco desabou e atingiu um ponto de táxi. Dois motoristas que dormiam dentro dos carros foram soterrados. Por causa das inundações, muita gente teve que sair de casa.



  • Cidades em situação de emergência por causa de chuva em Minas Gerais
    Relação conta ocorrências a partir outubro de 2011, início das chuvas. Guidoval é foi a última cidade a entrar na lista.



  • Corpo de taxista soterrado é retirado dos escombros em Ouro Preto
    Vítima estava dentro de veículo, sob a laje da rodoviária que desabou. Buscas por outro taxista continuam sendo realizadas.

    Integração dá 90% de verba antienchente para Pernambuco, Estado do ministro - Clique

    E os outros Estados, como ficam Senhora Presidente de todos os brasileiros?





  • AINDA HÁ TEMPO DE DISTRIBUIR CARTILHAS DE PROTEÇÃO CIVIL PARA COMUNIDADES EM RISCO CLIQUE, REPRODUZA E FAÇA A DISTRIBUIÇÃO ...
    E PODERÁ SALVAR VIDAS!


    BLOG SOS RIOS DO BRASIL
    ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

    2 comentários:

    1. Carlos Santiago - MG04 janeiro, 2012 12:30

      Que vergonha, hein professor?
      Ninguém vê nada, ninguém prevê nada, ninguém faz nada para evitar as enchentes, os alagamentos, os desmoronamentos dos barracos pendurados nos morros, os bueiros entupidos, as galerias e ribeirões cheios de lixo e assoreados...
      E os espertinhos de Pernambuco ainda mandam 90% da verba para o Estado deles, certamente para "outras obras"...
      Pobre Brasil...quando terá gente séria e competente para governá-lo?

      ResponderExcluir
    2. A população também é muito culpada.
      é uma sujerada por todo lado, todo mundo joga lixo nos rios, nas ruas, nos terrenos vazios e entopem todos as boca de lobo.
      Precisa educar mais esse povo...em São Paulo as calçadas ficam lotadas de sacos de lixo...quando chove a ãgua leva tudo...um absurdo.
      Gente muito porca e prefeitos muito piores e sem compentencia.

      ResponderExcluir

    Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
    Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
    Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

    A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

    Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

    ....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

    COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
    No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
    AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

    E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br