Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de maio de 2011

RIO PARAÍBA DO SUL : OPERAÇÃO JOÃO-DE-BARRO INTERDITA TRÊS CERÂMICAS DE GRANDE PORTE POR CRIMES AMBIENTAIS

Uma das empresas tentou esconder madeira sem certificação de origem em um buraco

...A presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, interditou pessoalmente, nesta terça-feira (24), três cerâmicas de grande porte localizadas em Paraíba do Sul, região do Médio Paraíba.

As cerâmicas Alfa e D’ângelo, fabricantes de tijolos com cerca de cem funcionários cada, foram interditadas e autuadas por diversos crimes ambientais. Na Alfa, três empregados foram presos ao tentarem escapar do flagrante escondendo em um buraco madeira sem certificação de origem e extraída da mata nativa em APP (Área de Preservação Permanente).

As empresas, que já haviam sido notificadas a regularizarem as respectivas operações, foram autuadas ainda por funcionarem sem licença ambiental, por extração de argila em APP e de areia do Paraíba do Sul e por despejo de resíduos do processo de produção no rio, responsável pelo abastecimento de vários municípios e de 70% da Região Metropolitana da capital.

- São diversos crimes inaceitáveis, sobretudo as agressões ao Paraíba do Sul. Ao poluírem o rio, estas empresas prejudicavam milhões de pessoas que consomem água desse manancial. Essas cerâmicas serão interditadas e só serão reabertas se cumprirem integralmente as legislações ambientais.

A afirmação é da presidente Marilene Ramos, que afirmou ainda que o proprietário da Alfa, Pedro Santos Ferreira de Oliveira, além de responder a processo e estar sujeito a multas pelos crimes ambientais, foi intimado a recuperar a vegetação ciliar que extraía para usar no processo de queima das cerâmicas. Para isso, deverá usar mão-de-obra própria, enquanto a fábrica estiver interditada.

O Inea também vai tentar auxiliar na recolocação dos cerca de 200 funcionários das duas empresas até que as operações de ambas sejam regularizadas. Uma terceira cerâmica instalada em Miguel Pereira também foi interditada pelos agentes por infrações semelhantes. A presidente do Inea antecipou que o órgão identificou irregularidades em outras empresas durante ações de fiscalização.

- Vamos intensificar as vistorias nas dependências dessas empresas. A partir de agora esse tipo de operação será cada vez mais frequente. E sempre que forem detectadas agressões ao meio ambiente e desrespeito às leis ambientais as empresas responsáveis serão interditadas e responderão com o devido rigor pelos crimes praticados – finalizou a presidente do Inea.

A operação João-de-Barro foi comandada pelo coronel Maurício Padrone, da coordenadoria Contra Crimes Ambientais, da Secretaria do Ambiente, com a colaboração de agentes do Inea e do Batalhão Florestal.

Assista ao vídeo:
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/operacao-joao-de-barro-interdita-tres-ceramicas-de-grande-porte-por-crimes-ambientais-20110524.html

Mais informações :
http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/boletim/article/viewFile/936/627



imagem : Peixe de cerâmica raku - Nadmea Carvalho http://pt.artesanum.com/artesanato-raku_peixe_de_ceramica-30387.html


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br