Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de maio de 2011

SEMANA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - NASCENTES DO PARAÍBA (16 A 23 JUN)




   

“Semana da Educação Ambiental - Nascentes do Paraíba”
De 16 a 23 de junho de 2011.
 
Nesse ano estamos comemorando os 10 anos do Movimento Nascentes do Paraíba, concluindo uma série de processos iniciados em 2011. (Arquivos anexo)

Dia 23 de setembro estaremos realizando mais uma Expedição Ambiental - Nascentes do Paraíba, em comemoração ao "Dia da Nascente do Rio Paraíba do Sul". (veja lei abaixo)

Na segunda semana de novembro estaremos concluindo nossos trabalhos realizando a 1ª Conferência de Educação Ambiental do Vale do Paraíba.
 
Grato & abraços.
Prof. Lázaro



PROJETO DE LEI Nº 447, DE 2009

Cria o dia da Nascente do Rio Paraiba do Sul

 A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica estabelecido o dia 23 de setembro como o DIA DA NASCENTE DO RIO PARAIBA DO SUL.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

JUSTIFICATIVA

            O rio Paraitinga nasce com águas cristalinas na cabeceira das serras da Bocaina em Areias, no Vale Histórico; já a nascente do rio Paraibuna fica na serra do Mar, em Cunha. Da confluência desses dois rios, que ocorre no Reservatório da Cesp, em Paraibuna, surge o rio o Paraíba do Sul, que banha os estados de São Paulo (23,7%), Minas Gerais (39,6%) e Rio de Janeiro (36,7%), onde deságua.   Por essa razão, embora as duas nascentes sejam consideradas como a origem do rio Paraíba, a nascente do Paraitinga por ser a mais distante da foz, é considerada, tecnicamente, como a nascente oficial do rio.
            Tal constatação já está referenciada em documentos do Instituto Geográfico e Cartográfico de São Paulo, incluindo um marco geo-referencial, oficializando o fato. A primeira expedição à nascente ocorreu em 22 de março de 2001, quando o local foi demarcado, com a participação de mais de cinqüenta entidades e instituições.
            Porém a data sugerida para as comemorações do Dia da Nascente do rio Paraíba do Sul é 23 de setembro, por ser a data de fundação do Movimento pela Recuperação e Preservação das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul - o Nascentes do Paraíba, que vem, ao longo desses anos, mobilizando e organizando institucionalmente as ações de valorização da nascente e do rio.
            O rio Paraíba do Sul cruza o Vale do Paraíba, entre os paredões das serras do Mar e Mantiqueira, e corre até o mar, mil quilômetros abaixo, na foz de Atafona, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Sua bacia hidrográfica abrange São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, numa área territorial de 55,4 mil km². De suas águas dependem mais de 13 milhões de pessoas e empregos nas indústrias; de suas várzeas saem uma significativa produção de alimentos.


Sala das Sessões, em 8-6-2009.


a) Afonso Lobato - PV




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br