Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de maio de 2011

VERGONHA NACIONAL: "DEPUTADOS APROVAM ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL"

Brasília – Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária destinada a votação do projeto de lei do novo Código Florestal. Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr



Câmara aprova emenda ao Código Florestal que permite que estados possam legislar sobre meio ambiente

A Emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que libera plantações e pastos feitos em áreas de preservação permanente (APPs) até julho de 2008, foi aprovada pela Câmara, no começo da madrugada de hoje (25), por 273 votos favoráveis, 182 contrários e 2 abstenções. Na prática ela anistia quem desmatou, o que não é aceito pelo governo.
Publicado em maio 25, 2011 - ECODEBATE
Além disso, a emenda transfere para estados e o Distrito Federal, em conjunto com a União, o direito de também legislar sobre meio ambiente. A 164 foi negociada com o PMDB e a oposição na semana passada em troca da emenda 183 apresentada pela oposição no último dia 11.
A Emenda 164 altera o Artigo 8º da texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que estabelece que a intervenção ou supressão de vegetação em APPs, e a manutenção de atividades consolidadas até 22 de julho de 2008, ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas em lei, bem como nas atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e turismo rural.
Após a votação, os deputados também aprovaram a redação final do novo Código Florestal que agora seguirá para apreciação do Senado, onde o governo tentará mudar o texto do relator, inclusive suprimindo a Emenda 164.
Reportagem Iolando Lourenço e Ivan Richard, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 25/05/2011
por João Suassuna — Última modificação 25/05/2011 08:07

CONHEÇA (E ANOTE) OS DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA NOSSAS FLORESTAS E  RIOS



Votação do Código Florestal

Código Florestal: saiba quem votou contra o relatório de Aldo Rebelo

Portal TerraClaudia Andrade
Um total de 63 parlamentares votaram contra o texto principal do Código Florestal, que, entre outros pontos, deixava para um decreto presidencial indicar quais atividades poderiam ou não ser mantidas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Os 12 integrantes do PV votaram 'não' ao texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Os outros votos contrários foram os seguintes:


PV 
Alfredo Sirkis  RJ Não 
Antônio Roberto  MG Não 
Dr. Aluizio  RJ Não 
Fábio Ramalho  MG Não 
Guilherme Mussi  SP Não 
Lindomar Garçon  RO Não 
Paulo Wagner  RN Não 
Ricardo Izar  SP Não 
Roberto de Lucena  SP Não 
Roberto Santiago  SP Não 
Rosane Ferreira  PR Não 
Sarney Filho  MA Não 


Brizola Neto (PDT-RJ) 
Teixeira (PDT-RJ) 
Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) 
Reguffe (PDT-DF) 
Vieira da Cunha (PDT-RS) 
Arnaldo Jordy (PPS-PA) 
Roberto Freire (PPS-SP) 
Dr. Paulo César (PR-RJ) 
Liliam Sá (PR-RJ) 
Audifax (PSB-ES) 
Glauber Braga (PSB-RJ) 
Luiza Erundina (PSB-SP) 
Deley (PSC-RJ) 
Ricardo Tripoli (PSDB-SP) 
Chico Alencar (Psol-RJ) 
Ivan Valente (Psol-SP) 
Alessandro Molon (PT-RJ) 
Amauri Teixeira (PT-BA) 
Antônio Carlos Biffi (PT-MS) 
Artur Bruno (PT-CE) 
Chico D'Angelo (PT-RJ) 
Cláudio Puty (PT-PA) 
Domingos Dutra (PT-MA) 
Dr. Rosinha (PT-PR) 
Erika Kokay (PT-DF) 
Eudes Xavier (PT-CE) 
Fátima Bezerra (PT-RN) 
Fernando Ferro (PT-PE) 
Fernando Marroni (PT-RS) 
Francisco Praciano (PT-AM) 
Henrique Fontana (PT-RS) 
Janete Rocha Pietá (PT-SP) 
Jesus Rodrigues (PT-PI) 
Jilmar Tatto (PT-SP) 
João Paulo Lima (PT-PE) 
Leonardo Monteiro (PT-MG) 
Luiz Alberto (PT-BA) 
Márcio Macêdo (PT-SE) 
Marcon (PT-RS) 
Marina Santanna (PT-GO) 
Nazareno Fonteles (PT-PI) 
Newton Lima (PT-SP) 
Padre João (PT-MG) 
Padre Ton (PT-RO) 
Paulo Pimenta (PT-RS) 
Pedro Uczai (PT-SC) 
Professora Marcivania (PT-AP) 
Rogério Carvalho (PT-SE) 
Sibá Machado (PT-AC) 
Valmir Assunção (PT-BA) 
Waldenor Pereira (PT-BA)
Votaram 'sim' ao texto do relator os deputados do PTdoB, PTC, PTB, PSL, PRTB, PRP, PRB, PP, PMN, PMDB, PHS, PSDB, PCdoB e DEM. Fonte: JORNAL DO BRASIL ONLINE
Aldo Rebelo o grande líder do "Bancadão da Motossera"
ANOTEM BEM OS DEPUTADOS QUE "DECRETARAM O FIM DAS MATAS CILIARES, APPs, RESERVAS LEGAIS E ASSIM, FACILITANDO O FIM DE NOSSAS FLORESTAS E RIOS DO BRASIL. LAMENTAMOS TER VOTADO EM VOCÊS, 410 DEPUTADOS QUE TOMARAM ESSA ATITUDE...ESPERAMOS BANÍ-LOS DA POLÍTICA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO! 
LISTA GERAL DA VOTAÇÃO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL



Aprovada a destruição. Que fazer? 

artigo de Elaine Tavares

"Dos 63 votos contra o Novo Código, apenas 4 deputados são de Minas Gerais - 2 do PT (Padre João e Leonardo Monteiro) e 2 do PV (Antonio Roberto e Fabio Ramalho). Veja quem votou a favor e quem votou contra aí no seu Estado. Parabéns aos 63 deputados que votaram contra, pois representaram o povo brasileiro e nossos pêsames aos 410 que votaram a favor, pois agiram como Judas Iscariotes (por dinheiro entregaram a biodiversidade que é sagrada), representaram os interesses do grande capital, do agronegócio. Assim legalizaram a continuidade e o aprofundamento da destruição da biodiversidade. As próximas gerações, inclusive os filhos e filhas de vocês, sofrerão as consequências da devastação do meio ambiente que com a autorização de vocês crescerá em progressão geométrica. Os filhos de vocês perguntarão futuramente: O que fizeram nossos pais para nos oferecer um território desolado assim? Por que foram tão capitalistas? Decretaram a nossa morte ao devastar o meio ambiente." Abraço na luta. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
25 de maio de 2011
Vivemos um eterno retorno quando se trata da proteção aos latifundiários e grandes empresas internacionais. No Brasil contemporâneo, pós-ditadura, nunca houve um governo sequer que buscasse, de verdade, uma outra práxis no campo. Todos os dias, nas correntes ideológicas do poder, disseminadas pela mídia comercial – capaz de atingir quase todo o país via televisão  – podemos ver, fragmentadas, as notícias sobre a feroz e desigual queda de braço entre os destruidores capitalistas e as gentes que querem garantir vida boa e plena aos que hoje estão oprimidos e explorados.                     
Nestes dias de debate sobre o novo Código Florestal, então, foi um festival. As bocas alugadas falavam da votação e dos que são contra o código como se fossem pessoas completamente desequilibradas, que buscam impedir o progresso e o desenvolvimento do país. Não contentes com todo o apoio que recebem da usina ideológica midiática, os latifundiários e os capatazes das grandes transnacionais que já dominam boa parte das terras brasileiras, ainda se dão ao luxo de usar velhos expedientes, como o frio assassinato, para fazer valer aquilo que consideram como seu direito: destruir tudo para auferir lucros privados.

Assim, nos exatos dias de votação do novo código, jagunços fuzilam Zé Claudio, conhecido defensor da floresta amazônica. Matam ele e a mulher, porque os dois incomodavam demais com esse papo verde de preservar as árvores. Discursos tolo, dizem, de quem emperra a distribuição da riqueza, deles próprios, é claro. E o assassinato acontece, sem pejo, no mesmo dia em que os deputados discutem como fazer valer – para eles – os seus 30 dinheiros sujos de sangue.

Imagens diferentes, mas igualmente desoladoras. De um lado, a floresta devastada e as vidas ceifadas à bala, do outro a tal da “casa do povo”, repleta de gente que representa, no mais das vezes, os interesses escusos de quem lhes enche o bolso. Pátria? País? Desenvolvimento? Progresso? Bobagem! A máxima que impera é do conhecido personagem de Chico Anísio, o deputado Justo Veríssimo: eu quero é me arrumar!

No projeto construído pelo agronegócio só o que se contempla é o lucro dos donos das terras, dos grileiros, dos latifundiários. Menos mata preservada, legalização da destruição, perdão de todas as dívidas e multas dos grandes fazendeiros. Assim é bom falar de progresso. Progresso de quem, cara pálida? Ao mesmo tempo, os “empresários” do campo, incapazes de mostrar a cara, lotam as galerias com a massa de manobra. Pequenos produtores que acreditam estar defendendo o seu progresso. De que lhes valerá alguns metros a mais de terra na beira de um rio se na primeira grande chuva, o rio, sem a proteção da mata ciliar, transborda e destrói tudo? Que lógica tacanha é essa que impede de ver que o homem não está descolado da natureza, que o homem é natureza.

Que tamanha descarga de ideologia os graúdos conseguem produzir que leva os pequenos produtores a pensar que é possível dominar a natureza, como se ao fazer isso não estivessem colocando grilhões em si mesmo? Desde há muito tempo – e gente como Chico Mendes, irmã Doroty e Zé Claudio já sabia -  que o ser humano só consegue seguir em frente nesta terra se fizer pactos com as outras forças da natureza. E que nestes pactos há que se respeitar o que estas forças precisam sob pena de ele mesmo (o humano) sucumbir.

O novo código florestal foi negociado dentro das formas mais rasteiras da política. Por ali, na grande casa de Brasília, muito pouca gente estava interessada em meio ambiente, floresta, árvore, rio, pátria, desenvolvimento. O negócio era conseguir cargo, verba, poder. Que se danem no inferno pessoas como Zé Cláudio, que ficam por aí a atrapalhar as negociatas.  Para os que ali estavam no plenário da Câmara gente como o Zé e sua esposa Maria não existem. São absolutamente invisíveis e desnecessárias. Haverão de descobrir seus assassinos, talvez prendê-los por algum tempo, mas, nas internas comemorarão: menos um, menos um.

Assim, por 410 x 63, venceram os destruidores. Poderão desmatar a vontade num tempo em que o planeta inteiro clama por cuidado. Furacões, tsunamis, alagamentos, mortes. Quem se importa? Eles estarão protegidos nas mansões. Não moram em beiras de rio. Dos 16 deputados federais de Santa Catarina apenas Pedro Uczai votou não. Até a deputada Luci Choinacki, de origem camponesa votou sim, contrariando tudo o que sempre defendeu.

Então, na mesma hora em que a floresta chorava por dois de seus filhos abatidos a tiros, os deputados celebravam aos gritos uma “vitória” sobre o governo e sobre os ecologistas. Daqui a alguns dias se verá o tipo de vitória que foi. Mas, estes, não se importarão. Não até que lhes toque uma desgraça qualquer.

O cacique Seatlle, da etnia Suquamish, já compreendera, em 1855,  o quanto o capitalismo nascente era incapaz de viver sem matar: “Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende”.

Zé Claudio e Maria eram assim, vistos como “selvagens que nada compreendem”. Mas, bem cedo se verá que não. Eles eram os profetas. Os que conseguiam ver para além da ganância. Os que conseguiam estabelecer uma relação amorosa com a terra e com as forças da natureza. Eles caíram à bala. E os deputados vende-pátria, quando cairão?

Já os que gritam e clamam por justiça, não precisam esmorecer. Perdeu-se uma batalha. A luta vai continuar. Pois, se sabe: quem luta também faz a lei. Mas a luta não pode ser apenas o grito impotente. Tem de haver ação, organização, informação, rebelião. Não só na proteção do verde, mas na destruição definitiva deste sistema capitalista dependente, que superexplora o trabalho e a terra. É chegada a hora de uma nova forma de organizar a vida. Mas ela só virá se as gentes voltarem a trabalhar em cada vereda deste país, denunciando o que nos mata e anunciando a boa nova.




Abraço

João Suassuna - Rema Atlântico

Não deixem de acessar o Portal da Rede Marinho Costeira e Hídrica do
Brasil, para terem informações sobre a realidade nordestina.



http://www.remaatlantico.org/sul/author/suassuna

COMENTÁRIOS:

Comments (40)

Desde já, anoto os nomes que JAMAIS votarei futuramente...
2 respostas · ativo 6 horas atrás
-3
Avatar de renata
renata· 11 horas atrás
é mais facil anotar os nomes dos q votaram nao q sao a minoria !! VERGONHA, me surpreendi com o PT q depois do PV foi o partido q mais teve nao.
1 resposta · ativo 10 horas atrás
-3
Avatar de Giselle
Giselle· 11 horas atrás
Momento de mudança e reflexão em que votamos e com quem nos aliamos... de olho neles!!!
1 resposta · ativo 10 horas atrás
-1
Avatar de Luiz Fernando
Luiz Fernando· 10 horas atrás
Até que enfim votaram alguma coisa que preste...`PARABENS aos que votaram sim...poucos sabem os verdadeiros problemas ambientais!!
3 respostas · ativo 1 hora atrás
+1
Avatar de Diogo
Nossas maravilhosas estrelas que estão no congresso como romario, tiririca, stepan nercessian, acelino popó freitas entre outros se igualam a políticos sujos tais como jaqueline roriz e aldo rebelo demonstrando que interesses pessoais imediatistas se sobrepõem aos interesses de quem os colocou lá!! Mais uma vez a voz do dinheiro superou a voz do povo e a não ser que nos manifestemos tal como os rebelados árabes, essa situação permanecerá.
-2
Avatar de Diogo
Tinhamos que nos mobilizar em cada cidade de nosso país e das um basta nisso!!! a internet é um instrumento poderoso mas se não aliarmos a uma ação concreta nunca mudará!!! Muitos são os anseios que temos tal qual o anseio da classe dos professores por 10% do pib pra educação. Devemos unir as causas e as forças e fazer uma manifestação nacional mostrando que isso não pode continuar!!!
-3
Avatar de Beatriz
Beatriz· 10 horas atrás
Difícil achar alguém pra apoiar agora.
-2
Avatar de Anna
Me vem um nó na garganta qdo penso em tudo de ruim que vai acontecer agora com a natureza, e consequentemente conosco! Cada vez mais nojo da política brasileira e pena do mundo!
-2
Avatar de Vívian
Vívian· 10 horas atrás
Infelizmente, não vejo como traição - traidores eles seriam se abnegassem os anseios dos ruralistas, que os mantém no poder. A tragédia já era anunciada. Caros amigos, falta o Senado. E, sobretudo, esta lei é inconstitucional, afronta a dignidade humana e, também, cláusulas pétreas. Tenhamos a convicção que será assim declarada. Não deixemos nos abater. O meio ambiente precisa de nosso apoio constante. E mais: mandemos aos nossos amigos esta lista, para que saibamos exatamente como escolher nossos próximos legisladores. Anotemos em todos os lugares aqueles que disseram "sim" a essa atrocidade, para que não mais tenham oportunidade de afrontar dessa forma a vida dos que aqui estão e das gerações futuras. E não venham com essa história de acabar com a fome no mundo, porque ironia maior não há: a degradação é a companheira mais próxima da miséria. Abraços a todos, e não desanimemos! Perder a batalha não é perder a luta.
Penso que dizer para não votar nas próximas eleições é cruzar os braços e dar amém para derrota. Creio que, no mínimo, podemos dar 10 a quem soube dizer "Não!" e Zero a quem disse "Sim". Esses " nossos representantes?" precisam entender um pouco do que é respeito, cidadania e saber que estão retirando em definitivo o verde da nossa bandeira, nosso símbolo nacional. 
Por favor, vamos pensar juntos no nosso, "Meu Brasil, Brasileiro" e propor uma manifestação melhor ainda que minha proposta. Acredito nessa possibilidade. 
.
0
Avatar de Antonio
Antonio· 7 horas atrás
De que adianta alguns políticos do PT votarem contra se eles governam com a corja, com a quadrilha, com os mesmos corruptos de sempre, alguns dos quais no poder desde a ditadura militar? O melhor partido de todos, o PSOL tem apenas 02 deputados, os quais valem mais do que todo o restante reunido: Chico Alencar e Ivan Valente! Parabéns também ao dep. Brizola Neto (PDT), que honrou o nome do pai, um dos homens mais sérios que este país já teve. Ecosocialismo!
-2
Avatar de Luana
Nojo é pouco! Acho q a palavra repúdio se encaixa melhor! 
Anotemos todos... os que disseram não e os disseram sim. Todos os nomes devem ser guardados, pra sabermos bem os que possuem mal carater e pra não deixarmos os que são de bom carater passarem despercebidos, merecem reconhecimento. 
Esses corruptos, mesmo depois do escândalo da compra dos carros, conseguem ignorar a opinião do povo e todos os manifestos contrários a essa barbarie. Mas na hora de pedir voto, a opinião do povo tem valor. Vamos divulgar esses nomes... O MP deveria investigá-los por crime de corrupção passiva, no mínimo.
0
Avatar de Luiz
sendo redundante. isso facilita e filtra BEM em quem nunca votarei de novo.
0
Avatar de Luiz Fernando
Luiz Fernando· 2 horas atrás
O PROBLEMA DO DESMATAMENTO NAO ESTA NO NOVOCODIGO!!!! ESTA NA CORRUPÇAO, NA FISCALIZAÇÃO...EXEMPLO: UMA PESSOA TEM 1500m² NA AREA RURAL QUE PASSA EM 50 METROS NO FUNDO DA PROPRIEDADE PASSA UM RIO..OLHEM COMO FICA: 50M X 30 APP = 1500m²...+20% DE RESERVA LEGAL ( 300METROS)..A PESSOA TEM 1500M² TEM QUE TER 1800M² DE MATA ??? VAI MORAR NA CASA DE VCS??? VAI VIVER DO QUE???VAI PLANTAR PARA SE SUSTENTAR AONDE?? PRESTEM ATENÇÃO NO QUE VCS FALAM!!
1 resposta · ativo menos de 1 minuto atrás
-1
Avatar de ione de cassia
ione de cassia· 57 minutos atrás
parabens aos deputados da bahia:VALMIR ASSUNÇÂO e WALDENOR PEREIRA,que votaram contra este ECOCIDIO!
-1
Avatar de JOSE MARIA GARDER
JOSE MARIA GARDER· 50 minutos atrás
CARO LUIZ SUA MATEMÁTICA ESTÁ PERFEITA.....MAS VC DEVE SABER QUE ANTES DA FISCALIZAÇÃO FALTOU CIDADANIA E DIGNIDADE...... SE UM PRODUTOR TEM 1500M2 E PRECISA PRESERVAR 1800M2 POR QUE ADQUIRIU A AREA?!!!! SE ESTE CASO OCORRE COM VC, SO POSSO LHE DIZER QUE VC É UM IDIOTA.......SE ALÉM DE FAZER CONTA r$r$r$r$r$r$, VC SOUBESSE LER, TERIA LIDO NO CODIGO ATUAL (ESTE DESDE 1965) QUE AREA DE 1500M2 EM QUESTÃO NO PODERIA TER SIDO OCUPADA. SE VC DIZ QUE O PROBLEMA É FISCALIZAÇÃO VC TA APOIANDO QUE AS PESSOAS INVADAM OU ADIQUIRAM AREAS QUE A LEI PROÍBE ATÉ QUE UM DIA A FISCALIZAÇÃO PASSE E EMBARGUE A AREA, OU SEJA, VC ESTA SE MOSTRANDO CORRUPTO TANTO QUANTO SEUS AMIGOS DEPUTADOS RURUALISTA..... JA TE FALEI, ABRE SEU OLHO E VAI ESTUDAR SOBRE QUESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL.....VC PELO JEITO SÓ SABE CUIDAR DE GADO OU PLANTAR MONOCULTURA.
1 resposta · ativo 26 minutos atrás
LEIA MAIS:

Ruralistas e ambientalistas lotam galerias para ver votação



Deputados a favor de mudanças no Código Florestal receberam doação de desmatadoras






BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br