Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

14 de maio de 2011

SOS MATAS CILIARES DO PARAÍBA DO SUL - "CÍLIOS NOS OLHOS D' ÁGUA, RENASCE O VERDE"



Rio Paraíba do Sul - recuperação das matas ciliares



Margens do Paraíba do Sul serão reflorestadas


Comunidade BANCO DO PLANETA

Projeto "Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde"

O Rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento de cerca de 80% da região metropolitana do Rio de Janeiro, terá suas margens reflorestadas, com espécies nativas para proteger a qualidade de sua água. O trecho foco desta ação abrange as cidades de Valença, Barra do Piraí e Vassouras e a meta é cobrir 50 hectares de áreas de preservação permanente (APPs), tanto na beira do rio, como nas encostas e topos de morros ao seu redor.

O projeto "Cílios nos Olhos D'Água, Renasce o Verde", pretende ainda criar corredores ecológicos entre áreas protegidas na região, unindo o Parque Estadual da Serra da Concórdia ao Parque Natural municipal do Açude da Concórdia. Serão criados viveiros para 110 mil mudas e capacitadas 90 pessoas de comunidades locais para a coleta de sementes e manutenção dos viveiros.

A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), envolvido nesta proposta, Marilene Ramos, explica que a vegetação das margens do rio é fundamental para garantir volume e qualidade da água:
“A recuperação da mata ciliar de todos os rios e, sobretudo, do Paraíba do Sul, nosso principal manancial, é uma absoluta prioridade. Por isso temos desenvolvido o conceito de parques fluviais que, em geral, tem como principal objetivo a recuperação dessa vegetação das margens, que permite a qualidade da água e a biodiversidade. A vegetação da margem protege e, também, se transforma em alimento para muitas espécies que sobrevivem na água”.
Quantos mais rios passarem por este processo, melhor para todos nós!
Com informações de O Globo - MODERADOR COMUNIDADE BANCO DO PLANETA

SAIBA MAIS:

PROJETO "CÍLIOS NOS OLHOS D' ÁGUA" FOI LANÇADO NO PARQUE DA SERRA DA CONCÓRDIA (RJ)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br