Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2009

Campanha "Diga Não à Enchentes": CATAGUASES (MG) DEFINE DIRETRIZES CONTRA ENCHENTES


Prevenção contra enchentes em Cataguases - (MG)

De acordo com matéria da JusBrasil, uma reunião realizada em Cataguases definiu diretrizes a serem tomadas para evitar enchentes como a que ocorreu em dezembro de 2008 - muitas famílias acham que um pouco tarde, já que era uma tragédia anunciada a cada ano:

Representantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), Defesa Civil Estadual e Municipal, Prefeitura Municipal de Cataguases, Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé (Compé), Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros e Agência Nacional das Águas (ANA) avaliaram, nesta quinta-feira (8), durante reunião realizada em Cataguases, os impactos das fortes chuvas que caíram nos últimos dias na Zona da Mata mineira. O encontro validou medidas preventivas para afastar ameaças de transbordamento de duas barragens de rejeito da Iberpar Empreendimentos e Participações.

As chuvas que caíram em dezembro na cidade alcançaram 142 mm, o maior volume dos últimos 30 anos. Além de enchentes em diversas áreas na região, elas provocaram também a elevação acentuada do nível das duas barragens, localizadas em Cataguases.
A primeira providência já em execução é o bombeamento dos rejeitos da barragem A para a barragem B de forma que atinjam a cota de 40 cm e 1 metro, respectivamente, abaixo do nível do vertedouro. Também ficou acertada a continuidade do monitoramento das duas estruturas por 24 horas durante todo o período chuvoso.

“Estamos adotando medidas preventivas para assegurar a tranqüilidade da população da região em relação à ocorrência de incidentes com reservatórios localizados em Cataguases.
O plano é de execução imediata e será acompanhado por técnicos experientes no monitoramento de barragens”, declarou o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Shelley Carneiro de Souza

As medidas preventivas foram acordadas entre a empresa Florestal de Cataguases, de propriedade da Iberpar Empreendimentos e Participações, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, na quarta-feira (7), durante visita técnica à região.
Na ocasião, o secretário José Carlos Carvalho anunciou que a empresa terá até 2009 para promover o fechamento da barragem A e até 2010 para o fechamento da barragem B.

“As medidas são as cabíveis no momento. Existe uma situação de possível emergência, na qual percebemos a junção de forças do governo e empreendedores para achar o melhor caminho e o menos impactante para a solução definitiva do problema que se agravou em função das fortes chuvas”, avalia a presidente do Comitê das Bacias dos Rios Pomba e Muriaé, Maria Aparecida Vargas. “As medidas que serão adotadas trazem segurança e tranqüilidade à população da cidade”, declarou o prefeito de Cataguases, Wilian Lobo de Almeida.

Ponte metálica sobre o Rio Pombas que corta a cidade

Monitoramento

De acordo com os dados do Programa de Monitoramento de Barragens, executado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), órgão integrante do Sisema, não há qualquer ameaça às estruturas. “O auditor técnico responsável pela avaliação das condições de segurança da barragem atestou em laudo que a estrutura da barragem está estável”, reforça a diretora de Qualidade Ambiental da Feam e coordenadora do Programa de gestão de Barragens, Zuleika Torquieti.

“As condições de segurança das barragens estão normais, estamos monitorando o nível das barragens em função da intensidade das chuvas e da contribuição subterrânea que provocaram a elevação do nível das barragens”, informa o advogado da empresa, Serafim Couto Spindola.

A diretora da Feam esclarece ainda que a responsabilidade pela operação e manutenção adequada das barragens é do empreendedor, cabendo ao órgão ambiental determinar que as empresas realizem as auditorias de segurança e que cumpram as recomendações de adequação feitas pelo auditor.
A realização das melhorias é checada periodicamente pela Feam por meio de relatórios técnicos e fotográficos enviados pela empresa à fundação e por operações de fiscalização realizadas pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI).

De acordo com os dados da gestão de Barragens, estão cadastradas no Estado 605 estruturas, sendo que 83% desse total é considerado estável e o restante ou carece de adequações ou não possuem dados para conclusão sobre a estabilidade. O Programa de Gestão de Barragens é uma iniciativa pioneira de Minas Gerais e é reconhecida internacionalmente por sua efetividade.

Prevenção aumenta segurança nas barragens de Cataguases
Autor Secretaria de Estado de Governo
Fonte: Osvaldo Afonso/Secom MG/The Victors Blog

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Nativo Julio dos Santos04 janeiro, 2012 09:48

    Acho ótima e muito eficaz a medida de prevenção, até porque o custo preventivo e com certeza bem menor do que o custo para a recuperação do que se foi perdido, estragos(prejuizo), causados por descaso ou "má destribuição" de recursos fornecidos pelo governo federal, como ocorreu no ano passado. Onde está, será que está em Pernanbuco?
    E o do Rio de Janeiro, e porque das "Férias" ou recessão do governo nesta época do ano, se ja temos históricos tão catastróficos como os do ano passado, sem dizer os dos outros anos.
    Parabens ao municipio de Cataguases, a ação preventiva é o caminho certo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br