Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de janeiro de 2009

CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES - RIO DE JANEIRO LANÇA PLANO DE PREVENÇÃO ÀS ENCHENTES


Prefeitura do Rio lança plano de prevenção às enchentes

RJTV - 09/01/2009

A prefeitura do Rio lançou hoje o chamado Plano Verão. São ações de prevenção às enchentes como a contenção de encostas e desobstrução da rede que escoa a água da chuva.
O plano vai adotar medidas de prevenção contra as chuvas que devem atingir o Rio nesse verão. A Secretaria de Obras coordena o grupo de ações conjuntas, que pretende minimizar os riscos de deslizamentos e enchentes.

O RJTV conversou com Luiz Antônio Guaraná, secretário de Obras.

RJTV - Que medidas serão adotadas?

Luiz Antônio Guaraná - O plano é para tentar elaborar uma agenda de plantão, para que os órgãos todos da prefeitura possam se mobilizar o mais rápido possível em uma eventual chuva mais forte. Temos que tentar minimizar os efeitos de chuvas mais fortes na cidade do Rio.

Os bueiros serão limpos?

Há um grande mutirão de limpeza em bueiros em toda a cidade, mas estamos priorizando as áreas mais críticas, aquelas que a população sabe que estão sujeitas a alagamentos.

O que será feito para evitar deslizamentos de terra?

A GEO-Rio já está iniciando um grande plano de vistoria em todas suas obras de contenção, para tentar ver se temos a previsão de alguma queda. Em geral, não temos tido problema, a cidade do Rio de Janeiro não tem tido problema com queda e deslizamento de barreira, mas é preciso ficar atento. E a GEO-Rio está atenta, está inclusa dentro do Plano Verão.

Que órgãos vão participar dessas ações conjuntas?

Além da Conservação, da GEO-Rio e de todos os órgãos da Secretaria de Obras, temos também o pessoal da Secretaria de Transportes envolvidos, para que possamos acionar todos os órgãos de atuação da prefeitura, o mais rápido possível para minimizar qualquer transtorno que uma chuva forte possa causar à população.

Saiba mais (Clique)

* » Chuva destrói calçadas, ruas e encostas na Baixada
* » Chuvas deixam o Rio em alerta
* » Previsão é de mais chuva para as regiões norte e noroeste do estado do Rio
* » Chuva deixa hospital em Itaperuna alagado
* » Forte vento e chuva afastam cariocas das praias
* » Chuva aumenta o nível dos rios no Norte e Noroeste do RJ

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br