Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2009

FLORIPA: DISQUE CABUNGO E GUERRA AO DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Cartão postal e patrimônio histórico de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, não parece ser uma obra do ser humano e sim parte da paisagem de Florianópolis.


Florianópolis e o ‘colonialismo cultural’: disque-cabungo

Ana Echevenguá* - 06/01/2009

Temporada de verão: a capital catarinense está cheia de turistas. Quem desconhece os nossos problemas, compra a propaganda midiática de que aqui é o paraíso e decide gastar seus tostões nas nossas praias.

Mas a ilusão do paraíso está com os dias contados.

O ‘catarina’ - que vive do turismo - como na fábula da cigarra e da formiga, hiberna nos períodos mais frios e sai da toca na temporada de verão.

Da noite pro dia hotéis, pousadas e restaurantes reabrem as suas portas; vendedores ambulantes reaparecem; o preço das mercadorias é majorado (arrancando dinheiro do bolso do turista e do nativo); os engarrafamentos no trânsito aumentam; as ruas ficam cheias de ônibus de excursão que estacionam para despejar/recolher os passageiros-turistas e, nesse meio tempo, lançam no ar fumaça do diesel queimado e o barulho dos motores ligados; um policial salva-vidas é artigo de luxo nas areias das praias; a segurança nas ruas é pífia...

Como a população dobra, triplica na temporada, aumenta a produção de dejetos. O recolhimento do lixo passa a ser diário porque lixo é dinheiro. E o esgoto?

A temporada virou sinônimo de esgoto vazando dos prédios, escorrendo pelas calçadas; situação que é amenizada pelos ‘limpa-fossa’ – que recolhem esgoto e o joga sabe Deus aonde!

É simples: a gente liga pro disque-cabungo e entram em cena os cabungueiros!

Bom, o problema do esgoto atinge toda Santa Catarina que, segundo o Diário Catarinense, “investe pesado em propaganda turística ressaltando as suas belezas naturais, mas esconde uma realidade vergonhosa: o baixo índice de tratamento de esgoto nas principais cidades que recebem esses visitantes”**.

Quem é pago aqui para prestar esse serviço?
A CASAN – Cia. Catarinense de Águas e Saneamento. Mas ela age como se esgoto não fosse encargo dela. Seu negócio é água. Na véspera do Natal, ao admitir falta d’água (fato corriqueiro na temporada), lançou a campanha “Guerra ao desperdício”. Multas de R$ 5 mil para quem for flagrado lavando calçadas ou veículos; acréscimo da tarifa para quem consumir 25% a mais da quantidade média do ano (isso é a tal da tarifa sazonal).

Claro que a CASAN não assumiria a culpa pela falta d’água! Para o seu presidente - Walmor De Luca – a culpa é do volume de turistas e do “alto consumo sem inteligência e racionalidade da população”. Segundo ele, “vivemos ainda um colonialismo cultural: as pessoas ainda cantam ópera no chuveiro durante o banho”*.

Pensando bem, Seu Walmor tá certo! Não passamos de “colonizados”!
Não temos coragem de dizer não à exigência do pagamento de um serviço que não recebemos, cujo valor corresponde a 100% sobre o valor da tarifa d’água. Florianópolis tem 45,14% de atendimento de esgoto. Só isso! Dados obtidos na pesquisa da Fundação Getúlio Vargas sobre o índice de serviços de esgoto em 24 destinos turísticos indicados pela Embratur.

Este ‘atendimento de esgoto’ prestado pela CASAN é assim: o negócio cai na rede; vai pruma estação de tratamento; não sabemos se é tratado.
E os “colonizados” preferem lançar seu esgoto nos rios, no mar... Quando este lançamento apresenta problemas e a coisa vem à tona, pagam os cabungueiros pra levarem seus dejetos pra qualquer canto, longe dos seus olhos e nariz.

Assim, a ‘Colônia’ vai destruindo seus recursos naturais que tanto atraem o turista; matando a galinha dos ovos de ouro.

Não dá mais pra esconder que o esgoto in natura afeta a balneabilidade das nossas praias. O último relatório do governo apontou que, em Florianópolis, dos 63 pontos analisados sobre a qualidade da água, 24 (38%) são impróprios para banho***.

Relatório do governo?; da FATMA?, órgão estadual ambiental conhecido por não cumprir suas obrigações. Dá pra confiar??

Claro que não! Segundo o doutor Fernando Cordioli Garcia, “se alguma instituição séria fizer uma pesquisa independentemente do Governo, há o sério risco de um quadro muito pior ser retratado, ainda que utilizados os mesmo critérios benévolos do CONAMA nas análises”.

* - http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18§ion=Geral&newsID=a2345721.xml

** artigo “Esgoto, vergonha para o turismo de Santa Catarina”- 04/04/2008 - http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1816265.xml&template=3898.dwt&edition=9589&section=213

*** - http://www.fatma.sc.gov.br/.

*Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente da ong Ambiental Acqua Bios e da Academia Livre das Águas, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br