Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

IGARAÇU DO TIETÊ (SP) - ETE SERÁ REFERÊNCIA NACIONAL

Cidade de Igaraçú do Tietê, avistamos o rio Tietê, bem largo e bastante limpo com pessoas pescando, nadando, fazendo piquenique e curtindo som. Inacreditável...

Igaraçu do Tietê (SP) tratará 100% do esgoto

Até o final do semestre, estação de tratamento de esgoto será referência nacional e processará 45 litros por segundo - PROGRAMA ÁGUA LIMPA (Gov. São Paulo)

Igaraçu do Tietê - A estação de tratamento de esgoto de Igaraçu do Tietê (71 quilômetros de Bauru) vai ser inaugurada e colocada em funcionamento este ano, possivelmente ainda no primeiro semestre.
A estrutura física está pronta e os últimos equipamentos estão em fase final de instalação. A obra, inspirada em um projeto holandês, custou mais de R$ 2 milhões e será a primeira no País a tratar 45 litros por segundo com sistema anaeróbico-aeróbico, que elimina o mau cheiro.

A construção, que teve início no final de 2005, já terminou. O imóvel precisa apenas da jardinagem externa, avisa o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Igaraçu do Tietê (Saeit), José Maria Capelasso. “Até o final de janeiro a obra deverá ser entregue para a prefeitura, que repassa ao Saeit.”

Assim que o Saeit receber a estrutura física, informa os órgãos estaduais e coloca a estação em funcionamento. “Vamos ter uma fase de monitoramento. O serviço será monitorado pelos químicos nossos, Cetesb, Dedini (fornecedor dos equipamentos) e órgãos públicos.”

Os recursos que vieram do governo do Estado através do programa Águas Limpas foram da ordem de R$ 2,950 milhões. “Cerca de 50% foram usados na obra física e o restante com os equipamentos. O projeto beneficia municípios com até 30 mil habitantes.”

O sistema, segundo Capelasso, tem várias vantagens sobre o mais conhecido, de lagoas de contenção. “É mecanizado e permite a construção na cidade, uma vez que não emite odores durante o processo de tratamento.”

Quando a estação de tratamento de esgoto começar a funcionar em período definitivo, Igaraçu ficará 100% livre do esgoto e será a primeira cidade do médio Tietê a fazer o tratamento de esgoto, informa Capelasso.

O córrego Monjolino passará, então, a ‘respirar’ sem poluição. “O córrego era o condutor do esgoto. O trabalho passa a ser feito pelos emissários que conduzirão o esgoto para a estação de tratamento.”

Como funciona

Os emissários conduzem o esgoto para a estação de tratamento, onde bactérias consumirão todo o material. Em seguida, o processo separa o lodo, o gás e a água. “Em segundos, as fezes são consumidas pelas bactérias. As bactérias que são colocadas lá são as mesmas que fermentam a cerveja”, comenta Capelasso.

O lodo é separado no processo. Por ter muitos nutrientes, ele passa por um tratamento de centrifugação e vira adubo. “Podemos vender como adubo ou como material a ser queimado em olaria, porque ele é inflamável.”

O gás é queimado durante 24 horas e a água limpa - mas não potável - volta para o rio Tietê.
O mesmo sistema é usado na cidade de Poços de Caldas, porém, em menor proporção, alerta Capelasso. “Lá eles tratam cerca de 5 litros por segundo. No Brasil, a única que vai tratar até 45 litros por segundo é a nossa. É a maior, os demais foram projetos piloto.”

Fonte: www.jcnet.com.br/www.tratamentodeagua.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br