Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de janeiro de 2009

PARANÁ IMPLANTA IRRIGAÇÃO NOTURNA E ECONOMIZA ATÉ 70% NO CUSTO DE ENERGIA

Irrigâmetro indicando a necessidade de irrigação (6,5mm), o momento de irrigar (faixa amarela) e a velocidade de deslocamento do pivô central (55%).


Para economizar energia, agricultores do Paraná implantam irrigação noturna

Portal G1 - 07/01/2009

Um programa que incentiva a irrigação noturna está ajudando a diminuir os custos nas lavouras do Paraná. Quem participa do projeto, coordenado pela Emater (um instituto de assistência técnica), pode economizar até 70% na conta de luz se usar a energia entre as 21h e às 6h.

O agricultor Mário Otremba é produtor rural há mais de 20 anos. Há quatro meses, resolveu investir na irrigação noturna. Antes, ele precisava molhar a horta duas vezes por dia.
Mas, por causa do sol forte, boa parte das cebolinhas estragava.
Agora, a irrigação é feita à noite e só uma vez. “As plantas também estão gostando porque irriga à noite. A produção já melhorou bastante”, avalia.

O programa de irrigação noturna atende sete produtores rurais de Foz do Iguaçu. Quem já adotou o sistema tem resultados positivos não só na produção, mas também na economia de energia.

É na visita semanal dos agrônomos que são passadas as orientações e assistência técnica aos produtores. “A gente atende os produtores primeiramente nos escritório.
Depois, a gente visita as propriedades e faz o projeto para apresentar para a Copel, onde eles são atendidos”, explicou Lúcia de Freitas, agrônoma da Emater.

Segundo a Copel, a companhia paranaense de energia, 300 propriedades já aderiram ao programa no oeste e no sudoeste do Estado. (Fonte: G1/Ambiente Brasil


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br