Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de janeiro de 2009

QUALIDADE DAS ÁGUAS INDICADAS PELAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS


Comunidades biológicas indicam qualidade das águas

As analises de comunidades aquáticas que mais se destacam entre os principais grupos de organismos considerados em trabalhos de avaliações e de monitoramento são: o fitoplâncton, zooplâncton e a comunidade bentônica.

13/1/2009

Por Arnaldo T. R. A. de Oliveira & Vanessa Cristina Nascimento*

As análises biológicas, em conjunto com os parâmetros físicos e químicos, subsidiam uma avaliação integrada da qualidade dos ecossistemas aquáticos; sobretudo quanto a qualidade das águas, tomando-se como base os diversos usos preponderantes da água estabelecidos pelo homem.

A partir do conhecimento das espécies e da estrutura das comunidades aquáticas, é possível avaliar as condições e predizer a qualidade e as alterações ambientais do ecossistema. Com uma demanda cada vez maior de avaliações com tal enfoque, a Bioagri Ambiental implantou, neste ano, as analises de comunidades aquáticas que mais se destacam entre os principais grupos de organismos considerados em trabalhos de avaliações e de monitoramento, o fitoplâncton, zooplâncton e a comunidade bentônica.

O fitoplâncton é a base da cadeia trófica, formado por diferentes grupos de algas e cianobactérias, são organismos fotossintetizantes, juntamente com as macrófitas aquáticas e as algas do perifíton, iniciam a fase biológica de nutrientes em ecossistemas aquáticos.
A partir do conhecimento de sua diversidade é possível, por exemplo, obter informações sobre o grau de eutrofização e da produtividade primária de um dado ecossistema.

Quanto ao aspecto sanitário, determinados grupos de algas podem conferir odor e sabor desagradáveis à água e algumas cianobactérias são produtoras de toxinas, que em dadas concentrações causam riscos eminentes à saúde humana. Portanto é fundamental conhecer as espécies e monitorar sua dinâmica e desenvolvimento, especialmente em rios e reservatórios cujas águas são destinadas ao abastecimento público.

O zooplâncton possui um papel central na dinâmica dos ecossistemas aquáticos, especialmente na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia, exercendo uma importante função no ambiente aquático devido à sua posição na cadeia alimentar.
A análise da comunidade zooplanctônica em programas de monitoramento e controle da poluição hídrica permite, através de sua diversidade, avaliar a qualidade da água de ecossistemas aquáticos.

Os organismos da comunidade bentônica são abundantes em todos os tipos de ecossistemas aquáticos, vivendo enterrados no sedimento, areia ou lama, presos à superfície de rochas, sobre o sedimento orgânico, ou escondidos nos espaços existentes entre seixos e pedras.
A análise dos macroinvertebrados bentônicos permite uma análise espacial eficiente dos efeitos de poluentes ou de perturbações físicas no meio. Além disso, devido à sua baixa mobilidade e ciclo de vida relativamente longo, sua presença no sedimento reflete as condições do ambiente por um período maior de tempo e não apenas no momento da coleta.

Enfim, a diversidade das diferentes comunidades biológicas de um determinado ambiente aquático (cadeia trófica abaixo), expressa de forma fidedigna a qualidade de suas águas e do ambiente.

* Arnaldo T. R. A. de Oliveira e Vanessa Cristina Nascimento são biólogos da unidade da Bioagri Ambiental em São Paulo /Fonte: Portal do Meio Ambiente/vilmar Berna

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br