Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de janeiro de 2009

SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL: EMPRESAS PRONTAS PARA INVESTIR

Estação de tratamento de Esgoto São Miguel - São Paulo


Fitch Ratings aponta boas perspectivas para setor de saneamento básico no País

O setor brasileiro de saneamento básico possui boa perspectiva para os próximos anos, por ser bem fundamentado e ter recebido uma estrutura regulatória, o que diminui seu risco. Essa é a opinião retratada no relatório "Saneameto Básico no Brasil: Empresas Prontas para Investir", divulgado pela agência de classificação de risco Fitch Ratings.

"Nos últimos cinco anos, o número de clientes atendidos com o fornecimento de água e coleta de esgotos aumentou nitidamente, levando ao forte aumento da receita líquida e do EBITDA", destacou Mauro Storino, responsável pela autoria do documento.

Segundo a análise, as companhias do setor se beneficiaram pela melhora na qualidade de crédito nos últimos anos, o que favorece a expansão operacional, e pela valorização do real entre 2003 e 2007, contribuindo com o declínio da dívida em dólares das empresas.

Investimentos

A agência ressaltou que o baixo risco e a falta de acesso universal aos serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos fazem com que a expansão dos negócios se torne não só atraente, mas necessária.

"Com os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos atualmente atingindo apenas 75% e 47%, respectivamente, de todas as residências, e com apenas 20% dos esgotos sendo tratados, as empresas buscam expandir sua cobertura", explicou.

A Fitch afirmou, ainda, que a existência de fontes de captação em longo prazo se torna essencial para evitar um enfraquecimento do perfil de crédito no setor. "Desta forma, os investimentos no setor, dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo, parecem atender a estes critérios".

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/Tratamento de água


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br