Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de janeiro de 2009

SANTA CATARINA NOVAMENTE SOB FORTES TEMPORAIS


Chuvas fortes deixam Defesa Civil de Santa Catarina em alerta

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil - 03/01/2009

Brasília - As chuvas fortes voltaram a preocupar a Defesa Civil de Santa Catarina. Desde a última quinta-feira (1º), os temporais atingem o estado, principalmente o litoral sul, informou hoje (3) o gerente da Defesa Civil catarinense, major Emerson Neri. “A situação se complicou no litoral, que já tinha sido atingido em novembro e dezembro”, afirmou ele.

O alerta de Defesa Civil é de mais chuvas no estado pelo menos até amanhã (4). Também devem ocorrer ventos intensos, com forte agitação marítima e risco de ressaca, especialmente entre Florianópolis e Passo de Torres, no litoral sul, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Um dos pontos de alerta é a situação do Rio Araranguá, no sul do estado, que deve transbordar. “O nível de alerta dele é quando a água sobe dois metros e meio. Hoje, já está em dois metros e trinta e três centímetros. E deve chover mais 120 milímetros nas próximas vinte horas, o que é um volume considerável”, disse o major, em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com gerente da Defesa Civil, o escoamento das águas do Araranguá será ainda mais difícil porque o rio está em uma área de planície e o mar apresenta condições de ressaca, “com ondas de quatro metros de altura”.

Outro foco de alerta para a Defesa Civil do estado é a a região do Alto do Baú, no município de Ilhota, um dos mais atingidos pela enchente de 2008. O entorno da área foi condenado por causa do risco de novos desabamentos, mas alguns moradores retornaram para suas casas. Com as chuvas dos últimos dias, o local voltou a ficar isolado, após perda dos acessos para veículos. “Felizmente, essas pessoas conseguiram deixar o local a pé ontem à noite”, relatou.

De acordo com o major, muitas áreas do estado ainda correm risco de desabamentos e deslizamentos de terra por causa da quantidade de chuvas dos últimos meses.(Fonte: Agência Brasil)

Fim de semana deve ser de chuva em 15 estados e no Distrito Federal

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil - 03/01/09






Brasília - Quinze estados brasileiros e o Distrito Federal devem passar o fim de semana sob chuva forte, de acordo com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). São eles: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Tocantins, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. LEIA MAIS



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br