Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de janeiro de 2009

VATICANO DIZ QUE PÍLULA ANTICONCEPCIONAL PREJUDICA AS ÁGUAS DOS RIOS


Pílula anticoncepcional prejudica o ambiente, diz jornal do Vaticano

Folha Online - 05/01/2009

O jornal do Vaticano, o "L'Osservatore Romano", afirmou neste domingo (4) em um artigo que a pílula anticoncepcional feminina tem "consequências devastadoras para o ambiente" e é uma das causas da infertilidade masculina.

No artigo do vespertino, o espanhol José María Simón Castellví, presidente da Federação Internacional de Associações Médicas Católicas (FIAMC), assegura que os os contraceptivos orais podem ter efeitos abortivos e são devastadores para o ambiente, já que através da urina se liberam "toneladas de hormônios".

Além disso, a liberação desses hormônios é, segundo Castellví, uma das principais causas da infertilidade masculina no Ocidente. O artigo se intitula "Humanae vitae, uma profecia científica", em referência ao nome da encíclica (1968) de Paulo 6º, que classifica de "imoral" o uso de todos os contraceptivos, incluindo os orais, para evitar filhos".

"A pílula anticoncepcional, a mais usada no mundo industrializado, com baixas dose de estrógenos e progesterona, funciona em muitos casos com efeitos abortivo, já que pode ajudar a expulsar um pequeno embrião humano", indicou o médico.

Para o médico, o uso da pílula, considerado o método contraceptivo mais eficaz e qualificado por milhões de mulheres como uma das grandes revoluções femininas, viola "pelo menos cinco importantes direitos humanos": o direito a vida, à saúde, à educação, à informação e igualdade entre os sexos. (Fonte: Folha Online)


HORMÔNIOS QUE MUDA SEXO PODE EXTERMINAR PEIXES

Os volumes diminutos de estrógeno usados em pílulas anticoncepcionais podem causar colapso nas populações de peixes selvagens, de acordo com um novo estudo.

As conclusões geram preocupação sobre a presença de níveis, mesmo que reduzidos, de estrógeno, nos serviços municipais de esgoto, disse Karen Kidd, a responsável pelo estudo, bióloga do Instituto dos Rios do Canadá, parte da Universidade de New Brunswick.
“As mulheres secretam estrógeno naturalmente, e as mulheres que usam pílulas anticoncepcionais também secretam o estrógeno artificial que essas pílulas contêm”, explicou.

(Fonte: National Geographic/Guia da Pesca) - LEIA MAIS


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Tentei acessar o link do guia de pesca mas, infelizmente acusou erro. Essa informação estaria em mais algum lugar.
    Obrigado e continuem com o ótimo trabalho.
    Atenciosamente, Daniel

    ResponderExcluir
  2. O link (testado há minutos) é o seguinte:
    http://www.guiadapesca.com.br/geral/hormonio-que-muda-sexo-pode-exterminar-peixes/

    Tente novamente que deve abrir.
    Abçs

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br