“O ideal do ponto de vista ambiental é que as cidades não se tornassem uma monocultura da cana. Já que nada foi feito contra isso, é preciso ao menos reutilizar o resíduo”, diz Amyra. A ambientalista considera positiva a reciclagem do bagaço como forma de não se descartar as sobras do processamento de maneira irregular. “Se depositado irregularmente, é certo que haverá impacto ambiental.”
Discussão
23/01/2010 18h20
Bioenergia poderá abastecer 427 mil casas
Ricardo Recchiae Alcir Zago
Conforme portaria nº 93, de 20 de fevereiro de 2009, do Ministério de Minas e Energia, a termoelétrica terá quatro unidades produtoras de energia elétrica, duas com capacidade de 27 megawatts (MW) e outras duas de 41 MW, totalizando 136 MW de capacidade instalada. O sistema será ligado à subestação da Usina Hidrelétrica Barra Bonita, de propriedade da AES Tietê, e supervisionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Comparativamente, 136 MW seriam suficientes para abastecer um município com aproximadamente 427 mil residências – ou cerca de 1,8 milhão de habitantes – como Curitiba, no Paraná, de acordo com dados atualizados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (veja quadro).
De acordo com a portaria assinada no ano passado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o Grupo Cosan assumiu obrigação de investir R$ 34,5 milhões na construção da central geradora termoelétrica. O Comércio apurou ainda que foram empregadas no empreendimento mais de 800 pessoas, especialmente dos municípios de Araraquara e Piracicaba.
Com autorização para operar por pelo menos 35 anos, a empresa Barra Bioenergia S/A é o primeiro investimento no setor energético da cidade nos últimos 40 anos. A Usina Hidrelétrica Barra Bonita começou a operar em 20 de janeiro de 1963. Com quatro turbinas, sua potência instalada é de 140 MW (leia texto). A barragem tem 480 metros de comprimento e seu reservatório tem 310 quilômetros de extensão.
Apagão
O primeiro projeto de usina movida a bagaço de cana-de-açúcar no País teve início em 2001, no auge do racionamento de energia elétrica, o chamado apagão. Cinco anos mais tarde, em agosto de 2006, a primeira unidade entrou em funcionamento, na cidade de Sud Menucci, região de Araçatuba.
Denominada de Usina Termelétrica Pioneiros, ela tem capacidade de produzir 32 MWh de energia elétrica – o suficiente para abastecer, por exemplo, duas cidades do tamanho de Olinda (PE), e consome 81 toneladas de bagaço de cana por hora.
A Unidade Barra do Grupo Cosan mói aproximadamente 37 mil toneladas de cana por dia e são produzidas cerca de 380 toneladas de bagaço por hora.
Fonte: ALIANÇA BECE-RECOs
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
[20100322 Terræ Registra] Dia Mundial da Água 2010. A situação de abastecimento de água no SUDESTE é crítica. A escassez é realidade .População mobiliza-se em todo o país em exemplares ações cidadãs participativas de mobilização e reflexão em prol da água. , em Peruibe na baixada santista milhares de estudantes manifestam-se . Dentro da floresta nos cumes da Serra do Mar o Movimento em prol da Duplicação Sustentável da BR116 mobiliza-se para proteger as fontes de água ameaçadas por mais esta atitude imprudente. Por que não proteger a qualidade e quantidade destas águas serranas. Potencializar as águas ainda puras e fartas da Serra do Cafezal.... Serra do MAR é dever de todos!! É sabido que evitar o dano é mais econômico. Estas águas fartas hoje e puras ainda, servirão para o abastecimento público metropolitano ainda neste século. Razão pela qual a qualidade e quantidade das águas , cujas fontes estão nas bordas planálticas não devem ser impactadas irreversivelmente. Vejam o que estamos protegendo:
ResponderExcluirhttp://network.earthday.net/photo/photo/slideshow?albumId=1734264:Album:99644
--------------------------------------------------------------------------------
22 Março de 2010- Salve a Bacia do Caçador! Todos vivemos rio abaixo. Para o benefício comum, proteger as fontes d´água da contaminação é dever de todos. Não se pode deixar esta responsabilidade apenas nas mãos do governo. Prevenir é mais econômico ( ONU, 2010)
O Centro de Referência do Movimento da Cidadania pelas Águas Florestas e Montanhas Iguassu Iterei, , celebra in situ e globalmente pela web, o Dia Mundial da Água 2010, difundindo virtualmente a campanha da ONU-AGUA e as ações emblemáticas do movimento pela Duplicação Sustentável da Br116-SP para SALVAR A BACIA DO CAÇADOR: nas cabeceiras da Serra do Mar, recobertas pela Mata Atlântica remanescente. As ações da sociedade civil em prol das alternativas sustentáveis para a Duplicação da BR-116 na Serra estão respaldadas em pareceres técnicos, científicos e jurídicos de conceituados especialistas . As ações do Centro de Referência celebrando o DIA MUNDIAL DA AGUA 2010 visam pedagogicamente dar conhecimento público do que tem sido feito , em prol da Água latu sensu , no que tange a qualidade e a quantidade , tanto globalmente como especificamente nesta Serra, para garantir a salvaguarda da Terra para a presente e futuras gerações. A campanha do CR MCPA FM Iguassu Iterei dá continuidade às realizadas desde 1998 no DIA MUNDIAL DA AGUA .
Conforme, Léa Corrêa Pinto, coordenadora de Iguassu Iterei, a presente contribuição está amparada nos princípios do conhecimento e informação , da participação, da precaução e da prevenção, que são essenciais quando se lida com a mudança de clima , a importânica de se evitar a poluição da água, elemento essencial à vida, a perda acelerada da biodiversidade , as crises da água do mundo e o lobby pela flexibilização global da legislação ambiental .
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/1.htm
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br
http://s.lourencinho.sites.uol.com.br/2010wwd/Amyra.htm