A cidade que despreza o rio
Tietê, eixo de crescimento da cidade, hoje se resume a uma vala de esgoto cercada por asfalto
Danilo Verpa/Folha Imagem |
DA REPORTAGEM LOCAL Há 456 anos, São Paulo nasceu às margens do rio Tamanduateí. São Paulo, 456, cresceu entre os rios Tietê e Pinheiros, se desenvolveu em uma área que envolve cerca de 3.000 rios, córregos e riachos. São Paulo, 456, foi palco do grito que, às margens plácidas do riacho Ipiranga, proclamou a independência do Brasil.
A história de 456 anos de São Paulo está intimamente ligada aos rios. Mas a cidade os despreza. O maior símbolo desse desprezo é o poluído e segregado Tietê, o rio das marginais congestionadas, o Tietê que alaga o Jardim Pantanal, que recebe o esgoto sem tratamento da região metropolitana. O Tietê que nunca mais terá vida, o rio com quem a cidade "briga" desde o século 19. O Tietê que une e separa bairros, cidades e vidas.
Próximo Texto: São Paulo exclui o Tietê, mas aceita o Pinheiros
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br