Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2010

PARANÁ PROTEGE, EM SEU LITORAL, NINHOS DE TARTARUGAS EM EXTINÇÃO

Ninhos foram isolados e estão sob o monitoramento de biólogos (Foto: Everson Bressan/Agência Estadual de Notícias do Paraná - Portal G1)

Biólogos isolam ninhos de tartaruga em praia do Paraná

Ovos de tartaruga marinha foram encontrados em praias da cidade de Pontal do Paraná (PR). De acordo com a bióloga Camila Domit, coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná, seis ninhos foram localizados – o último, na segunda-feira (18). Cada um tem, em média, cem ovos. A espécie está em extinção.

A primeira desova da tartaruga ocorreu em 27 de novembro de 2009, e é possível que ela desove até dez vezes em uma mesma temporada reprodutiva. “Esse é um episódio bastante importante porque existem só 20 fêmeas dessa espécie desovando no Brasil, e todas no norte do Espírito Santo, com exceção dessa que desovou no Paraná”, disse Camila ao G1.

A bióloga afirma que a mesma tartaruga já havia feito ninhos no Paraná, em 2007, mas os ovos não estavam fecundados. Dessa vez, há a confirmação de que pelo menos três ninhos tenham ovos fecundados. "Não há como garantir, mas, em média, costumam nascer de 50% a 60% dos filhotes de uma ninhada."

Para garantir o desenvolvimento dos ovos, biólogos monitoram diariamente a maré e a temperatura da areia. A tartaruga que realizou a desova tem cerca de 1,5 metro de carcaça e estima-se que pese em torno de 250 quilos. (Fonte: G1/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG!
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br