Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2010

CLUBE DE ENGENHARIA PEDE AO GOVERNO "PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA NAS ENCOSTAS"


Engenheiros pedem programa de prevenção em encostas

Por: Pedro Dantas

Fonte: Agencia Estado

O Clube de Engenharia pediu ao Governo Federal a criação de um Programa Nacional de Segurança nas Encostas para impedir a ocupação inadequada e evitar novas tragédias, como os deslizamentos ocorridos na madrugada do dia 1º, em Angra dos Reis e na Ilha Grande, no Sul Fluminense, que deixaram 53 mortos.

O documento entregue ao Ministério das Cidades foi redigido em conjunto com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica após o "2º Seminário sobre Prevenção de Acidentes em Encostas".

"Os tratamentos preventivos das encostas e do solo são mais barato e custam 10% do valor das obras de reparos após os deslizamentos. Há cinco anos, nós pedimos ao Governo Federal a criação de uma instituição geotécnica dentro do Ministério das Cidades para tratar da questão das encostas em todo o país, junto aos estados e municípios, mas nunca obtivemos resposta", disse o presidente do Clube de Engenharia, Francis Bogossian.

O documento do Clube de Engenharia também recomenda que os órgãos oficiais responsáveis pela autorização, concessão e fiscalização de obras incluam nos procedimentos a obrigatoriedade da confecção de mapas geotécnicos e do zoneamento de risco para evitar que ocupação irregular do solo provoque deslizamentos. No caso do deslizamento na Enseada do Bananal, em Ilha Grande, a Pousada Sankay não possuía licença ambiental.

O Superintendente do Instituto do Meio Ambiente em Angra dos Reis, Julio Avelar, revelou que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado fechou convênio com os departamentos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e PUC-Rio para realizar um mapeamento geotécnico completo em Angra dos Reis, Ilha Grande e em todas as ilhas da baía. "O levantamento deve ficar pronto em seis meses e deverá trazer uma análise técnica mais detalhada", afirmou Avelar. Fonte: Agência Estado



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
MEIO MILHÃO DE VISITAS AO BLOG!
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br