Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de janeiro de 2010

COMUNIDADES NO ENTORNO DA LAGOA ENCANTADA (CUIABÁ -MT) TERÃO CURSOS DE QUALIFICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE REUSO DA ÁGUA

Lagoa Encantada - Cuiabá - MT

MT: Projetos socioambientais vão qualificar e orientar a comunidade da região norte de Cuiabá


25/01/2010

As comunidades que vivem no entorno da Lagoa Encantada vão receber a partir deste mês cursos de qualificação e educação socioambiental. A ação faz parte dos projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e programa Petrobrás Ambiental, juntos visam atender mais de 60 bairros destas regiões da cidade, num período de dois anos.

O projeto “Tecnologia para Otimização do Uso da Água em Domicílios: Sistema de Reuso de Água para a Alimentação de Descargas Domésticas”, que será executado pelo CNPQ, tem o objetivo de aplicar tecnologias para minimizar o consumo de água potável, a partir da reutilização das águas de lavagem de roupa para atendimento de descargas domésticas, com uso de cinco marcas de diferentes lavadoras de roupas, em 40 residências na microbacia do Córrego do Caju, no entorno da Lagoa Encantada, localizada no bairro CPA III.

Além da Lagoa, a bacia do Rio Coxipó também será contemplada com as ações, por meio do projeto aprovado pela Fapemat “Mobilização Social e Capacitação Técnica como ferramentas para implementação de gestão integrada, descentralizada e participativa de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Coxipó”.

Priorizar a Educação Ambiental em âmbito formal e não-formal, de forma a interagir e sensibilizar a comunidade escolar e usuários quanto à necessidade de preservação e recuperação do meio ambiente, em especial os recursos hídricos, também é um dos objetivos do projeto, entre outros. Serão executadas também práticas de uso racional de recursos hídricos com ações de racionalização do uso da água e promoção dos instrumentos de gestão de bacias por meio de mobilização.

De acordo com a coordenadora geral deste projeto, Édina Cristina Alves (Sanecap), os recursos já estão na conta e as ações do projeto em andamento. “Será encaminhado para a comunidade um formulário socioeconômico, e apriori serão realizados cursos de capacitação apenas para lideranças dos bairros. Após o início do ano letivo, os cursos serão estendidos para os professores, ONGs, representantes da Indústria e Comércio”, informou.

Os trabalhos serão executados pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) e da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET), órgão responsável pelo desenvolvimento do projeto, e apoio técnico da Companhia de Saneamento da Capital (SANECAP), coordenado pela professora doutora Eliana Beatriz Nunes Rondon Lima.

Fonte: Assecom Sanecap


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br