Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de janeiro de 2010

I CAMPANHA DO PROJETO DE OLHO NO LITORAL UNE IBAMA, GEOTA E ONG NAVIMA EM NATAL (RN)

POPULAÇÃO E VERANISTAS SE UNEM PARA LIMPAR A PRAIA

Bom dia Amigo Jarmuth,

A Campanha Coastwatch no RN é voltada para o litoral e o tema central é PRAIA LIMPA SEU LIXO MATA.

Nessa altura do ano o litoral potiguar recebe muitas espécies que dependem da faixa litorânea, como aves migratórias oriundas da América do Norte e do Sul (maçaricos, garças, talha-mar, patos, falcões e outras).

Ocorre também a desova das Tartarugas marinhas, as Baléias que estão em curso de reprodução, peixes-boi, golfinhos e os demais espécies de peixes que estão ingerindo fragmentos de plásticos também.

Como corro praticamente todo litoral, pensei logo na campanha para diminuir a montandade desses animais e sensibilizar a sociedade a não jogar o lixo nas praias.

O vosso trabalho professor Jarmuth é de tamanha grandeza e respeito ao meio ambiente. Tenha certeza que o amigo já amenizou o sofrimento de muita gente e de muitos animais pelo mundo!

Parabéns pelo lindo trabalho!
Saudações,
Rose Dantas

Nesse sábado Tabatinga foi contemplada com a I Campanha do Projeto De Olho no Litoral lançado pela ONG NAVIMA, IBAMA, GEOTA, contando ainda com o apoio do IDEMA, CAERN, Pousada Porto Parus, voluntários e veranistas que juntaram–se ao grupo conscientemente recolhendo todo lixo.

O Superintendente do IBAMA, Alvamar Costa de Queiroz, cooperou nobremente levando apoio logístico como, camionetas 4x4 no intuito de acelerar o trabalho e diagnosticar os danos causados pela tamanha poluição ali existente. Alvamar Queiroz, ressaltou a importância do projeto para o litoral potiguar,tendo em vista que a filosofia do mesmo dará mais estima as pessoas a adotarem uma postura mais responsável em relação ao meio ambiente. Disse ainda que, diariamente a linha verde do IBAMA recebe inúmeras chamadas de moradores de diversas cidades relatando que encontram animais marinhos mortos na costa vítimas de redes de arrasto e propriamente do lixo que acaba chegando ao oceano.

Durante o recolhimento do lixo observou-se que havia tubos de PVC, pneus, lâmpadas fluorescentes, pedaços de cordas provenientes das embarcações de pesca, chinelos, botas, cocos, garrafas pet, vidros, pedaços de colchões, latas de cervejas, refrigerantes, canudos, inúmeros tipos de plásticos, fraldas descartáveis e demais resíduos de construções. Esse acumulo de lixo nas praias pode afetar a desova das milhares de tartarugas que chegam à costa nessa altura. Faço um apelo a sociedade que coopere e reflita sobre a importância de protegermos os oceanos.

A Campanha foi um sucesso nesse primeiro momento, nossa meta é avançar com o treinamento dos gestores municipais, onde os mesmos estarão capacitados a implantar o projeto de maneira correta e sustentável aplicando seus conhecimentos nas comunidades locais. A NAVIMA vai buscar parceria com a Secretária de Educação para que o projeto possa fazer parte da grade curricular dos alunos. Dessa maneira se pretende formar cidadãos mais conscientes e voltados ao exercício da cidadania.

Agradeço ao honroso Professor Jarmuth o espaço no Blog SOS RIOS DO BRASIL à NAVIMA e desejo muito sucesso em 2010!!!

Finalizo essa etapa no pensamento do ilustre escritor português Sebastião da Gama, " Pelo sonho é que vamos".

Saudações Ecológicas,

Rose Dantas

PRESIDENTE DA NAVIMA



Vejam as fotos enviadas pela Bióloga ROSE DANTAS - Presidente da ONG NAVIMA

Limpando a praia em Natal: "PRAIA LIMPA SEU LIXO MATA"

Tivemos apoio dos veranistas e nativos
Equipe Navima incentivando a limpeza da praia


Veículo e funcionários do IBAMA local apoiando a ação da NAVIMA

Colaboração enviada pela bióloga ROSE DANTAS - Natal (RN)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Mais uma vez a Navima supreende a todos com seus projetos, estão todos de parabéns pelo belissimo trabalho o Ibama tambem pela parceria 10 sem duvida a biologa Rose fara diferença junto com sua equipe.

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br