Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de janeiro de 2010

PESCADORES DA COLÔNIA DE CRUZEIRO DO SUL (AC) AINDA NÃO RECEBERAM O SEGURO-DEFESO


Pescadores de Cruzeiro do Sul/AC não recebem seguro-defeso


Agendado para ser efetuado no dia 15 de novembro do ano passado, o seguro-defeso até hoje ainda não foi dado aos moradores da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul. O presidente da associação de pescadores da região declarou que os trabalhadores já estão passando dificuldades por causo do atraso do Ministério do Trabalho, responsável pelo repasse. As informações são do Jornal A Tribuna.

Neste período, os trabalhadores estão proibidos de pescar, já que é época de reprodução dos peixes. O presidente da associação afirma que os pescadores não possuem outra fonte de renda, e durante o defeso contam apenas com o auxílio do governo. Os moradores esperam receber o dinheiro até o final do mês de fevereiro.

Em Cruzeiro do Sul, quatro mil pescadores artesanais estão cadastrados para receberem o auxílio. O número é o dobro do ano passado. O gerente regional do escritório do Ministério do trabalho em Cruzeiro do Sul, Paulo Sá, afirmou ao jornal que não há motivos para reclamações, pois os processos estão dentro do prazo. Segundo ele, o atraso foi gerado porque os funcionários entraram em greve e atrapalhou o cadastro dos pescadores da região.

Tem direito ao benefício, de quatro salários mínimos, os pescadores que exerçam as suas atividades de forma artesanal. (Fonte: Amazônia.org.br/AMBIENTE BRASIL)


Defeso contribui para a recuperação da natureza

Oito milhões de quilômetros quadrados de costa? É isso aí! Esta é a extensão do litoral brasileiro.

Dá para imaginar a abundância de peixes? ... Não é bem assim... Estima-se que 80% das principais espécies exploradas nessa imensa região estejam em situação de sobrepesca, ou seja, captura-se muito mais do que o ambiente tem capacidade de repor.

Realmente o que está acontecendo é que as espécies de real valor comercial estão, em sua grande maioria, em declínio.A situação é preocupante porque existe excesso de captura, isto é, a pesca de certas espécies está “sobre explorada”. É o caso, por exemplo, da sardinha, lagosta, camarão, corvina e a pescada.
Para não chegarmos a um colapso da pesca, as épocas de defeso foram estipuladas pelo IBAMA. Defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca sobre um determinado recurso pesqueiro.No nosso litoral Sul e Sudeste temos os defesos da Sardinha e do Camarão.

No caso da Sardinha, a medida serve para proteger a espécie nas fases vulneráveis de seu ciclo de vida, ou seja, no período de pico da desova e do recrutamento da espécie. A sardinha-verdadeira (Sardinella brasiliensis) é o mais tradicional recurso pesqueiro das regiões Sul e Sudeste. É uma espécie costeira e de fácil captura, sendo pescada entre o Cabo de São Tomé/ RJ e o Cabo de Santa Marta Grande/ SC.

Os períodos do defeso da Sardinha são: de 01 de novembro a 01 de março e de 21 de julho a 20 de setembro.A desova da sardinha ocorre anualmente, entre o final da primavera e todo o verão. Caracteriza-se pelo tipo de desova parcelada, ou seja, cada fêmea desova mais de dez vezes durante o seu período reprodutivo. Garantir todas as fases é importante, mas o início da desova é fundamental, pois garante várias contribuições entre as sucessivas desovas.

Já o defeso do Camarão é de 01 de março a 31 de maio e serve também para proteger a época de reprodução da espécie. Entre as espécies proibidas, estão os camarões: rosa (Farfantepenaeus paulensis, Farfantepenaeus brasiliensis e Farfantepenaeus subitilis), sete-barbas (Xiphopenaeus kroyerl), branco (Litopenaeues schimitti), santana (Pleoticus muelleri) e barba ruça (Artemesia longinaris).

Com certeza, com a colaboração de todos, não atingiremos o chamado ponto crítico, o colapso da pesca. Respeitando os defesos, damos oportunidade para a natureza se recuperar. Fonte: SITE DA PESCA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br